Desporto

Bonança e Florbela superam recordes no Nacional de Longa Distância em águas abertas

mario bonancamario bonancax510Mário Bonança (Sporting) e Florbela Machado (Columbófila Cantanhedense) venceram no sábado, em Rio Maior, o Campeonato Nacional de Longa Distância de absolutos em águas abertas, na distância de 5000 metros, com as melhores marcas de sempre.

O nadador do Sporting registou o tempo de 54:45.61 – o anterior máximo (55:06.14) já lhe pertencia desde abril de 2012 – e a atleta da Columbófila Cantanhedense nadou a prova em 57:53.99 – o anterior máximo (58:10.00) já lhe pertencia desde fevereiro deste ano.

“Já vinha com expetativas de bater o recorde, de baixar a barreira dos 55 minutos, depois de ter sido campeão nacional nos 1500 e 800 metros livres nos últimos Nacionais em Coimbra”, afirmou Mário Bonança, que espera conseguir a melhor resultado de sempre nos próximos Mundiais de águas abertas em Barcelona: “vou trabalhar para os Campeonatos do Mundo na distância dos 5000 metros. É uma prova complicada onde espero fazer o melhor possível e conseguir a melhor classificação portuguesa de sempre (14.º lugar) ou ficar no primeiro terço da tabela”.

Florbela Machado considerou que “não estava à espera de baixar dos 58 minutos, uma vez que o pico de forma foi nos Nacionais de Coimbra há duas semanas”. A nadadora adiantou que tem agora “20 semanas de trabalho para se preparar para os Europeus juniores e Open da Catalunha de águas abertas e Mundiais de juniores de natação pura”.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir