Nas Notícias

Bombeiros, PSP e GNR veem reforçados os orçamentos no próximo ano, anuncia ministro

miguel macedoMiguel Macedo, ministro da Administração Interna, anuncia aumento de verbas para a Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR) e bombeiros. O Orçamento de Estado para 2013, discutido na especialidade no Parlamento, prevê reforços financeiros que são “necessárias”, segundo o ministro.

Mais dinheiro para PSP, GNR e bombeiros portugueses, de acordo com o Orçamento de Estado para o próximo ano, já aprovado. Na discussão na especialidade, o ministro da tutela, Miguel Macedo, explicou que o reforço de verbas para as forças de segurança em 2013 (aumento na ordem dos 10,8 por cento) se justifica para a “operacionalização da segurança”, numa altura em que se torna previsível um aumento da criminalidade.

Assim, a PSP irá receber 796,9 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 13,2 por cento, em comparação com o orçamento de 2012. Já a GNR terá 937,9 milhões de euros, o que constitui um aumento de 9,9 pontos percentuais, relativamente a 2012.

As corporações de bombeiros também têm contemplado um reforço de verbas no Orçamento de Estado do próximo ano, sendo que receberão 2,3 milhões de euros em 2013, adiantou o ministro da Administração Interna.

Miguel Macedo dedicará menos verba à Autoridade Nacional de Proteção Civil, que em 2012 recebera do Estado 127,1 milhões de euros e em 2013 terá uma transferência inferior, de 124,3 milhões. Também o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras vê uma diminuição da transferência de verbas do Estado, passando dos 85 milhões de euros de 2012 para os 84,1 milhões no próximo ano.

Em destaque

Subir