Nas Notícias

Bombeiros e diabéticos nos grupos de risco da vacina contra a gripe

A Direção Geral de Saúde constituiu mais dois grupos de risco, no âmbito da vacina contra a gripe. Os médicos e os diabéticos vão ter acesso gratuito à vacina. Este ano, o Estado comprou 1,4 milhões de vacinas, mais 200 mil do que em 2016.

A vacina contra a gripe era já gratuita para os idosos (acima dos 65 anos) e os doentes internados. A partir de agora, também os bombeiros e os diabéticos ficam dispensados de apresentar receita médica e isentos do pagamento.

Ao proteger os bombeiros, as autoridades de saúde acreditam que estão a travar um possível foco de contágio. No caso dos doentes com diabetes, a medida surge face às complicações que a gripe pode originar.

Em declarações à TSF, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, considerou que a inclusão dos ‘soldados da paz’ como grupo de risco peca por tardia.

Este aumento do número de grupos de risco levou o Estado a comprar mais 200 mil vacinas do que no ano passado. De acordo com os dados da Direção Geral de Saúde, foram adquiridas este ano quase milhão e meio de vacinas contra a gripe.

As autoridades agendaram para amanhã, numa escola em Lisboa, a apresentação da nova campanha de divulgação do programa nacional de vacinação.

Em destaque

Subir