Mundo

Bolsonaro volta a crescer nas sondagens e lidera com 31 por cento dos votos

O polémico candidato de extrema-direita, Jair Bolsonaro, subiu quatro pontos percentuais e continua a liderar com 31 por cento as intenções de voto para as presidenciais do Brasil, segundo a última sondagem divulgada hoje pelo Instituto Ibope.

O candidato do Partido Social Liberal (PSL) tem mais 10 pontos percentuais do que o segundo colocado, Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT) que está com 21 por cento das intenções de voto.

Em terceiro lugar aparece o candidato Ciro Gomes, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), com 11 por cento, seguido de Geraldo Alckmin, do Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB), com 8 por cento, e Marina Silva, da Rede, com 4 por cento.

Bolsonaro, que deixou o hospital no sábado passado depois de ficar mais de três semanas internado devido a um ataque que sofreu durante um comício, atingiu o seu maior nível de apoio desde o início da campanha para as presidenciais.

Já o segundo colocado, Fernando Haddad, substituto do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva à frente da candidatura do PT, permaneceu estável com 21 por cento das intenções de votos, mas viu a sua rejeição subir 11 pontos percentuais, passando de 27 por cento para 38 por cento, segundo a mesma sondagem.

Em caso de segunda volta, se nenhum dos candidatos obtiver mais de 50 por cento dos votos válidos no próximo domingo, Bolsonaro estaria tecnicamente empatado com Haddad, com 42 por cento das intenções de voto.

Apesar do favoritismo, Bolsonaro e Haddad são também os candidatos que têm o maior nível de rejeição entre o eleitorado brasileiro.

Oiça algumas frases polémicas de Bolsonaro:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=5OYUO14HD11K

O candidato de extrema-direita, defensor da ditadura militar e cujas declarações sexistas, racistas e homofóbicas levaram milhares de mulheres às ruas para protestar no último fim de semana, continua com 44 por cento de rejeição.

Por outro lado, 38 por cento dos eleitores disseram que não votariam “de forma alguma” em Fernando Haddad, que assumiu a candidatura do PT depois do afastamento de Lula da Silva em 11 de setembro.

A sondagem do Ibope, encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo de Televisão, foi realizada entre os dias 29 e 30 de setembro. O Ibope entrevistou 3010 eleitores em 208 cidades brasileiras e a margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Em destaque

Subir