Economia

Bolsa de Nova Iorque negoceia mista no início da sessão

A bolsa de Nova Iorque está hoje a negociar mista, apesar do desempenho dos setores do retalho e tecnológico levarem os investidores a apostar em ativos de maior risco.

Pelas 15:00 horas de Lisboa, o índice Dow Jones Industrial ganhava 0,04 por cento para 28.634,33 pontos, enquanto o Standard & Poor’s valorizava 0,16 por cento para 3.245,12 pontos.

O tecnológico Nasdaq, por sua vez, corrigia do recorde atingido na sessão de quinta-feira, ao cair 0,23 por cento para 9.000,93 pontos.

Os consumidores norte-americanos “estão a sentir-se mais confiantes”, dizem os analistas da agência de informação financeira Bloomberg, lembrando ainda que os investidores estão também a olhar para os desenvolvimentos sobre o acordo comercial entre os Estados Unidos e a China que deverá ser fechado em janeiro.

“Os investidores nos últimos 12 meses – com toda a incerteza – tiveram na realidade uma posição defensiva”, disse Martin Malone, chefe dos consultores em economia da Alphabook à TV Bloomberg, adiantando que “os níveis de caixa estão demasiado altos e as pessoas vão ter de investir”.

“Nós vamos, provavelmente, continuar a ter ganhos robustos no próximo trimestre”, salientou o economista.

O encerramento em alta de Wall Street na quinta-feira ao catapultar os mercados para novos recordes também poderá “contagiar positivamente” os investidores neste início de sessão de hoje, em que os mercados europeus estão a negociar em alta, à exceção de Londres.

O rendimento dos títulos do Tesouro norte-americanos a 10 anos, por sua vez, caiu dois pontos base para 1,88 por cento e o preço do barril de petróleo West Texas Intermediate (WTI) recuou 0,1 por cento para 61,76 dólares.

Para os analistas este conjunto de sinais pode antecipar que as bolsas em Nova Iorque poderão vir a encerrar o ano de 2019 com um dos melhores desempenhos dos últimos anos.

Em destaque

Subir