Economia

Bolsa de Nova Iorque negoceia mista no início da sessão

A bolsa de Nova Iorque está hoje a negociar mista, apesar das vendas a retalho norte-americanas terem tido em março o maior aumento mensal desde setembro de 2017.

Pelas 14:53 (hora de Lisboa), o índice Dow Jones Industrial subia 0,43 por cento para 26.563,47 pontos, enquanto o Standard & Poor’s avançava 0,12 por cento para 2.903,98 pontos.

Em sentido contrário, seguia o tecnológico Nasdaq que recuava 0,06 por cento para 7.991,66 pontos.

O Departamento do Comércio norte-americano anunciou hoje que as vendas a retalho cresceram 1,6 por cento em março, após uma contração de 0,2 por cento em fevereiro, pelo que se trata da maior subida observada desde setembro de 2017.

As vendas a retalho tiveram este impulso graças, sobretudo, à compra de carros, sinalizando que a atividade económica no Estados Unidos poderá ter melhorado, segundo os analistas.

“Os maus indicadores económicos europeus contrastam dados norte-americano mais robustos”, salientaram os analistas, lembrando que os mercados financeiros farão um compasso de espera e só voltarão a abrir na segunda-feira devido ao feriado da Páscoa.

Do lado Europeu, a nota ao nível dos indicadores macroeconómicos é menos positiva, uma vez que o índice alemão dos gestores de compras PMI fixou-se em 44,5 pontos em abril, ficando praticamente estável face ao mês de março (44,1 pontos), abaixo da previsão dos analistas. Quando este indicador fica abaixo dos 50 pontos considera-se que a atividade manufatureira está em contração.

Em destaque

Subir