Mundo

Robert Noyce, pai do microchip e cofundador da Intel, homenageado pela Google

robert_noyceUm doodle na página principal da Google presta homenagem à obra de Robert Norton Noyce, o físico norte-americano criador do microchip integrado e um dos fundadores da Intel Corporation, em 1968. Com um doodle, o maior site de pesquisa do mundo recorda “o visionário nascido para inspirar”.

Robert Norton Noyce deixou uma marca ao avançar com a criação de uma estrutura integrada, onde transistores e circuitos elétricos se unem para dar origem a um circuito integrado. Se fosse vivo, ‘Bob’ Noyce completaria hoje 84 anos e, por isso, a 12 de dezembro, merece a popular homenagem da autoria da Google, com um doodle.

O pai dos microchips nasceu a 12 de dezembro de 1927 (em Burlington, Iowa) e, ao longo da sua vida de investigação, registou 15 patentes nos Estados Unidos da América, tornando-se num mentor de uma geração de criadores. A invenção deste circuito integrado permitiu uma revolução do computador pessoal de hoje.

A sua personalidade vincada foi revelada desde infância. O pequeno Bob Noyce não gostava de perder nem num jogo de pingue-pongue, com o seu pai. Entra na área da invenção em 1940, ao criar um avião que lhe perimia voar do telhado dos estábulos.

Robert Norton Noyce criou também um rádio e uma trenó motorizada, com uma hélice e recorrendo a um motor de uma máquina de lavar. O pai do microchip revelou, mais tarde, uma enorme aptidão para ciência, física e matemática. Formou-se nestas áreas e doutorou-se em física, em 1953, pela Massachusetts Institute of Technology.

A sua capacidade de raciocínio valeu-lhe uma alcunha: “Rapid Robert”. Ao longo da sua carreira profissional, foi um visionário, um inventor, um homem que quis sempre chegar mais longe e não se conformava com as ferramentas de que dispunha.

Criou o microchip e foi cofundador da Intel Corporation. Aqui, recebe outra algunha – “Noyce: o visionário, nascido para inspirar”. E inspirou futuras gerações na Intel, onde nasceu o microprocessador, sob a sua tutela. Colecionou prémios e distinções. A sua obra gerou a Fundação Noyce, criada pela família em 1991.

Na sua última entrevista, Robert Norton Noyce foi incitado a afirmar o que faria se mandasse nos EUA. O seu desejo era “ter a certeza de que as próximas gerações cresceriam numa era de alta tecnologia, o que implica fornecer educação para os mais desfavorecidos”.

Se fosse vivo, Robert Noyce completaria hoje 84 anos. Morreu a 3 de junho de 1990. A Google criou um doodle de homenagem, que traz o passado deste génio para o presente.

Em destaque

Subir