Desporto

Boavista e campeonato com 18 clubes de regresso, anuncia a Liga

boavista 210boavistaO Boavista regressa ao principal escalão na próxima temporada, que assinala também o regresso da Liga com 18 equipas. A confirmação foi dada, em comunicado, pela LPFP, depois da deliberação da Comissão Executiva a aprovar a candidatura dos axadrezados.

A temporada de 2014/15 vai ser feita de um regresso ao passado. A Liga volta a ter 18 equipas e uma delas será o Boavista, atualmente a disputar o terceiro escalão, que é também o primeiro não profissional.

Não é partida de 1 de abril, pois a confirmação foi avançada pela própria Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), em comunicado.

“Considerando a apresentação pelo Boavista Futebol Clube, Futebol, SAD, de toda a documentação no âmbito do processo de candidatura divulgado através do comunicado oficial n.º 320, de 24 de março e a obtenção do parecer favorável da Comissão Técnica de Estudos e Auditoria, em reunião realizada na presente data, informa-se que a Comissão Executiva deliberou aprovar a candidatura da Boavista Futebol Clube, Futebol, SAD à participação na I Liga, na época 2014/15”, refere o texto.

Saliente-se que a “presente data” evocada é o dia 31 de março (ontem), quando ocorreu a reunião da Comissão Executiva da LPFP.

“É com muita emoção que a nossa candidatura foi aprovada oficialmente”, confirmou também o presidente do Boavista, João Loureiro, no Facebook: “é um momento histórico que se segue a uma série de acontecimentos que tivemos de atravessar”.

“Temos de ter a consciência que vamos começar uma nova etapa e que as dificuldades não acabaram para o Boavista. Temos vários obstáculos para continuar a ultrapassar”, acrescentou o dirigente: “temos de criar condições objetivas para participar condignamente na próxima Liga, dentro daquilo que são as nossas possibilidades, e criar também condições para continuar a cumprir com rigor todos os nossos compromissos”.

Os axadrezados regressam a uma competição da qual nunca deviam ter saído, como deliberou o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a fevereiro do ano passado.

Campeonato a 18

Mas o regresso do Boavista, despromovido administrativamente para a Liga de Honra, no final da temporada 2007/08, devido ao processo “Apito Final” (e que foi parar à II Divisão por não cumprir os requisitos financeiros das provas profissionais), não será a única ‘velha novidade’ da próxima época.

Em 2014/15, a Liga volta a ter 18 clubes, como ficara definido, a 29 de junho do ano passado, no protocolo entre a LPFP e a FPF.

O alargamento dos atuais 16 para os 18 clubes vai ditar a subida de dois clubes da atual II Liga, uma vez que o Boavista já tem uma vaga assegurada.

O 18.º participante será encontrado após um playoff, a duas mãos, entre o penúltimo da Liga e o terceiro da II Liga na presente temporada. O último da Liga desce automaticamente

As cinco equipas B que competem atualmente no segundo escalão estão impedidas de subir, por não poderem estar na mesma competição que as formações principais.

A primeira mão deverá ocorrer a 13 ou 14 de maio, com a segunda prevista para 17 ou 20 de maio.

Em destaque

Subir