Nas Notícias

“Boa gestão dos serviços” em Portugal é admirada no Peru, admite o Presidente Tasso

ollanta h tassoO Presidente do Peru, Ollanta Humala Tasso, admite: “temos que aprender muito com Portugal em relação à boa gestão dos serviços e na aposta no valor e na qualidade”. Em visita oficial, o chefe de Estado peruano veio apresentar “um país com história” e “oportunidades”.

Em meio século, foi a primeira que um Presidente do Perú veio visitar Portugal em registo oficial. “É o sinal da vontade política do Peru para avançar em conjunto com o povo português para uma integração política, económica, comercial e cultural”, justificou Ollanta Humala Tasso, acrescentando: “Portugal é um país com história e o Peru também. Somos países que deram civilização e cultura ao mundo e isso vai permitir que os dois países possam seguir juntos”.

“Seguir juntos” significa aprofundar parcerias a vários níveis, com os bons exemplos de cada parte a servirem de incentivo ao parceiro. “Temos que aprender muito com Portugal em relação à boa gestão dos serviços e na aposta no valor e na qualidade”, sobretudo no turismo, reconheceu o chefe de Estado peruano, contrapondo com as maravilhas peruanas, como as ruínas de Machu Picchu: “também temos importantes monumentos para mostrar ao mundo”.

O turismo é apenas um dos campos em que os dois países podem aprofundar relações. Nesta visita oficial foram também assinados acordos para eliminar a dupla tributação e abertas as portas para futuras parcerias na investigação científica e tecnológica. Manifestando a disponibilidade do Perú para “servir de ponte” com o mercado sul-americano, Tasso salientou o “bom desempenho” económico de um país que integra “blocos importantes”, nos quais participam “as economias mais dinâmicas da América Latina”: México, Colômbia e Chile.

“O Peru é atualmente uma plataforma de oportunidades para a entrada de investimentos na América Latina”, reconheceu o Presidente peruano, à saída de um encontro com o homólogo português, Cavaco Silva.

Em destaque

Subir