Apresentações/Novidades

BMW revela um i8 muito especial… a hidrogénio

BMWi8Hidrogen215

A divisão dedicada a tecnologias inovadoras do Grupo BMW revelou uma versão muito especial do seu i8, simultaneamente a outra do Série 5 Gran Turismo. Trata-se de um protótipo (na verdade dois) a hidrogénio, recorrendo à tecnologia da pilha de combustível.

Este Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV) é considerado pela marca de Munique com o passo seguinte depois do lançamento dos elétricos i3 e do híbrido ‘plug-in’ i8, e foi criado em colaboração com a Toyota, que tem sua própria proposta neste campo, o Mirai a hidrogénio cujo lançamento ocorrerá nos próximos cinco anos.

Com uma estética algo sombria, o BMW i8 Hydrogen Fuel Cell trocou o motor de três cilindros 1.5 TwinPower Turbo pelas pilhas de combustível, que reagem quimicamente entre o hidrogénio armazenando num depósito pressurizado e o oxigénio, produzindo assim a eletricidade necessária para mover o veículo.

BMWi8Hidrogen315

Na potência combinada, e segundo a marca bávara, é de 242 cv, que proporcionam uma potência adequada ao modelo, através de uma unidade desenvolvida também em conjunto com a Toyota. O i8 Hydrogen também está equipado com uma bateria de alta voltagem,

Esta solução, adotada igualmente no Série 5 GT – mas com um depósito colocado entre os dois eixos e utilizando uma pressão diferente – permite que este BMW a pilha de combustível tenha uma autonomia de 500 quilómetros e que o seu reabastecimento demore menos de cinco minutos. Um aspeto em que contrasta bastante com os veículos elétricos.

Em destaque

Subir