Apresentações/Novidades

BMW revela o i8 Roadster

O futurista BMW i8 já tem uma variante descapotável, em linha com a tradição da marca bávara nesse tipo de automóveis. Algo inevitável num mercado de modelos elétricos em crescimento, e que foi revelado no Salão Automóvel de Los Angeles, mas que deverá chegar aos mercados europeus já no final da próxima primavera.

Ao mesmo tempo que revelou o i8 Roadster a BMW aproveitou para apresentar uma versão revista e melhorada do modelo híbrido da marca alemã, que promete ser ainda mais cativante e desportivo. E tal como na variante coupé o seu baixo peso é conseguido pela adotação de um chassis em carbono.

Exteriormente a maior novidade está na secção traseira, que é dominada por uma tampa de motor com um design bastante aerodinâmico, rematado por um pequeno aileron, com os encostos de cabeça a não necessitarem de reforço, em virtude do pilar central englobar já os arcos de segurança.

Mantêm-se as portas de abertura vertical, mas a capota é de lona e conta com um mecanismo inovador, que possibilita arrumação perpendicular, durante a abertura e fecho apenas 15 segundos, sendo efetuada em andamento até 50 km/h. Quando recolhida a capota a janela traseira sobe três centímetros para diminuir a turbulência no habitáculo.

Internamente o i8 Roadster beneficia de melhorias no sistema eDrive, mais potente e eficiente, com prestações melhoradas e uma maior autonomia. Algo a que se deve a baterias com uma potência máximas de 143 cv, mas uma dúzia que na geração anterior do modelo. Neste descapotável elas podem durar até 53 km a uma velocidade de 105 km/h em modo elétrico – anteriormente tinha de rodar a 70 km/h para conseguir essa distância.

Com o motor de combustão de 1,5 litros o BMW i8 Roadster obtém uma potência combinada de 374 cv. O carregamento das baterias pode durar quatro horas e meia se o utilizador não possuir uma BMW i Wallbox, que permite descer esse tempo para três horas.

 

Em destaque

Subir