Apresentações/Novidades

BMW propõe carregamento sem fios para modelo elétrico

Conforme a tecnologia vai avançando a indústria automóvel acompanha-a. Como é agora o caso da BMW, que à imagem do que sucede com outro tipo de situações, vai poder carregar os seus modelos sem necessidade de uma ficha. Uma ligação sem fios que vai estrear no seu 530e iPerformance.

Se temos ligação à internet sem fios, também vamos poder recarregar o automóvel dessa forma, ainda que utilizando alguns instrumentos mais específicos.

A solução idealizada pela marca de Munique é recorrendo a uma bobina primária, instalada num ponto fixo, que pode ser a garagem, e uma bonina no veículo, que o vai carregando à medida que o campo magnético alterna entre as duas bobinas.

Segundo a BMW a bateria do 530e pode ser carregada em três horas e meia, através do novo sistema, ainda que neste modelo a bateria tem apenas 0,2 kWh, que é uma potência inferior às baterias que existem normalmente no mercado. No entanto o tempo de carregamento, bastante inferior ao habitual num carro elétrico, é uma vantagem a ter em conta.

Em destaque

Subir