Motores

BMW ganha 24 Horas de Spa e Albuquerque às portas do top dez

EngeSimsMartin1

A BMW conseguiu vencer pela 27.ª vez as 24 Horas de Spa-Francorchamps, impondo-se na clássica belga de resistência que este fim-de-semana se disputou no famoso circuito belga. Uma prova que, não fugindo à tradição, foi marcada por algum drama e condições climatéricas difíceis, ainda que desta vez só na sua parte final.

Maxime Martin, Alexander Sims e Phillip Enge foram os vencedores da corrida, prova ‘rainha’ do campeonato Blancpain Endurance Series, onde o melhor português foi Filipe Albuquerque, 12.º classificado.

Embora no começo da prova a liderança tenha mudado várias vezes de ‘mãos’, só no segundo terço da corrida se começou a perceber que havia dois candidatos à vitória; o Bentley Continental GT3 n.º 8 da M-Sport e o BMW M6 GT3 nº 99 da Rowe Racing.

Quando os primeiros pingos de chuva caíram no circuito das Ardenas, Andy Soucek, Wolfgang Reip e Maxime Soulet conseguiram colocar o Bentley n.º 8 na liderança, tirando partido de uma melhor estratégia e a três horas do final poucos vaticinavam que pudesse deixar escapar a vitória, uma vez que uma volta os separava do BMW n.º 99.

RosenqvistVautierVanderZandeSpa

Só que a região de Spa é pródiga em instabilidade climatérica, que quando a chuva intensa atingiu a região das Ardenas tudo se complicou, obrigando a uma debandada às boxes. E nessa altura começaram a surgir os percalços que decidiram a corrida.

Primeiro foi o Bentley n.º 8 que foi penalizado por ultpassar os limites da pista e deixou o BMW n.º 99 na frente da prova, deixando caminho aberto para Alexander Sims levar o carro até a uma vitória quase inesperada.

Depois foi a vez do Mercedes AMG GT3 n.º 86 da HTP ser penalizado depois de uma saída de boxes imprudente , que relegou Maximilian Götz para o quinto lugar e promoveu o Mercedes AMG GT3 n.º 88 do Team Akka para a segunda posição, que Felix Rosenqvist manteve até final.

Beneficiado com estes percalços foi também Laurens Vanthoor, que no Audi R8 n.º 28 da WRT ainda foi terceiro, conseguindo um pódio com que já não sonhava depois do atraso sofrido no começo da noite.

VanthoorRastMullerSpa

Com a penalização ao Bentley n.º 8 Andy Soucek conseguiu apenas ser quarto, diante de Götz, numa prova onde o melhor da categoria Pro-Am foi desde o final da noite o Porsche 911 GT3 RSR da IMSA Performance, cujo último turno foi efetuado pelo francês Julien Jousse.

Filipe Albuquerque fez o último turno no Audi R8 LMS n.º 3 WRT, e chegou a ocupar o 10.º posto, mas depois da última paragem desceu para fora do top dez, que teria sido possível senão fosse o atraso inicial, devido nomeadamente a pit-stops menos conseguidos e a turnos de condução mais lentos por parte de Rodrigo Batista.

Também Francisco Guedes teve nas mãos a vitória na categoria AM. Só que infelizmente o Ferrari 488 GT3 n.º 51 da AF Corse sofreu um toque que fez o triunfo na classe ‘voar’ para o Ferrari n.º 888 da Kessel.

Classificação final
1.º Martin/Enge/Sims (BMW) 531 voltas
2.º Rosenqvist/Vautier/Van der Zande (Mercedes) + 1m55,408s
3.º Vanthoor/Rast/Muller (Audi) + 2m00,586s
4.º Soucek/Soulet/Reip (Bentley) + 1 volta
5.º Götz/Paffett/Jäger (Mercedes) + 1 volta
6.º Baumann/Bhuk/Jaffar (Mercedes) + 2 voltas
7.º Haase/Parisy/Guilvert (Audi) + 4 voltas
8.º Kaffer/Baguette/De Leneer (Audi) + 4 voltas
9.º Mortara/Salaquarda/Stockinger (Audi) + 4 voltas
10.º Pilet/Jousse/Narac/Cornac (Porsche) + 4 voltas
(…)
12.º Albuquerque/Jimenez/Baptista (Audi) + 5 voltas

Em destaque

Subir