Apresentações/Novidades

BMW apresentou novo Série 8 em Portugal

O nosso país – mais concretamente a zona de Cascais e Sintra – foi o ‘palco’ escolhido para a BMW apresentar o seu novo Série 8 M850i xDrive.

Um topo de gama que se distingue pelo caráter de coupé supremo nas suas características desportivas e de luxo. Uma imagem agressiva e moderna que condiz com todos estes predicados.

As óticas afiladas que caracterizam os últimos lançamentos da marca de Munique, entradas de ar inferiores que denunciam o seu alto desempenho mecânico e dinâmico, que tem sequência no seu perfil fluído, mas pequenos detalhes confirmam o estatuto de ‘puro sangue’ são uma espécie de imagem deste coupé muitíssimo especial.

Capot longo, tejadilho com protuberâncias latrais formando um sulco central marcam este BMW, cuja traseira é marcada por um spoiler muito subtil integrado no conjunto, uma linha de tejadilho inclinada e duas amplas saídas de escape, bem como um difusor para conferir um melhor fluxo de ar para a secção posterior.

São quase cinco metros (4,843m) de automóvel, por 1,902 de largura e somente 1,341 de altura, permitem adivinhar um baixo centro de gravidade e uma distribuição otimizada, pensados para que se faça à estrada com o máximo de estabilidade dinâmica.

O equipamento também confere o estatuto ‘premium’ deste Série 8 M850i, muito embora a BMW ainda reserve alguns opcionais, como as luzes laser alternativas aos faróis LED, ou o ‘pack’ M Carbon, que substitui componentes convencionais – spoiler, difusor, entradas de ar e capas dos espelhos exteriores – por outros em plástico reforçado com fibra de carbono.

Como seria de esperar de um modelo que ostenta a sigla ‘M’, o interior deste coupé está orientado para o condutor, mas sem prescindir do luxo e da tecnologia. No painel de instrumentos destaca-se o ecrã digital de 10,3 polegadas, sendo que na secção central do tablier está um ‘touchscreen’ de 12,3 polegadas destinado ao sistema de infoentretenimento. Aqui há opção por um sistema de som Diamond Surround da Bowers & Wilkins. De referir que a área do Head-Up Dusplay foi aumentada e exibe grafismos tridimensionais mais refinados.

Com comercialização prevista para o final do próximo mês de novembro, este M850i Xdrive está dotado do motor V8 Twintturbo de 4,4 litros debitando 530 cv de potência, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atingir uma velocidade máxima de 250 km/h. Haverá também uma variante diesel, o 840d Xdrive, que adota um propulsor de seis cilindros em linha com 320 cv, que acelera de 0 a 100 km/h em 4,9s e atinge também uma velocidade máxima de 250 km/h.

Em ambas as situações a transmissão é feita por uma caixa automática Steptronic de oito velocidades, com diversos modos de configuração, deste a desportiva à mais convencional em velocidade de cruzeiro e possui uma função que deixa o carro deslizar com o motor parado quando se desacelera, sempre que se role entre os 15 e os 160 km/h.

Mas a condução deste novo Série 8 também beneficia de uma suspensão adaptativa M, um diferencial autoblocante traseiro e um sistema de direção integral. Também recorre ao sistema de tração 4×4 da marca alemã, que permite transmitir toda a potência ao eixo traseiro, exceto quando há perdas de aderência nas rodas posteriores. Isso permite ao condutor um maior controlo. As barras estabilizadores ativas também contribuem para melhorar a aderência ao solo.

Em destaque

Subir