Tecnologia

Blue Sky: Apple aprova criação de projetos pessoais dos colaboradores

apple 3Empresa norte-americana segue o caminho da Google e vai permitir que os seus funcionários desenvolvam projetos pessoais internamente. Ideia tem o ‘dedo’ de Tim Cook e provavelmente nunca seria aprovada por Steve Jobs.

Imagine-se a trabalhar numa empresa ligada às novas tecnologias, e poder, em 20 por cento do seu tempo dentro da própria companhia, desenvolver um projeto pessoal ligado a uma paixão antiga sua.

Olhando para o panorama atual da economia, onde os líderes pedem cada vez mais esforços aos seus colaboradores, isso parece algo irreal, mas na verdade é bem real.

A Apple vai iniciar o ‘Blue Sky’. Trata-se de uma nova medida que vai permitir que os funcionários desenvolvam outros projetos dentro do próprio horário de trabalho. A escolha é dos próprios. Os projetos desenvolvidos podem estar ligados com as tecnologias, ou não.

O objetivo parece óbvio, dar liberdade criativa às pessoas, transformando-as no futuro, e cada vez mais, em valor acrescentado para a empresa.

Segundo o Wall Street Journal, esta medida teve em particular o ‘dedo’ de Tim Cook, o sucessor de Steve Jobs.

Embora seja impensável para alguns, a verdade é que estas medidas não são totalmente revolucionárias. Há muitos anos que a Google permite o mesmo aos seus funcionários. No projeto ‘20% Time’, os colaboradores da gigante da Internet têm um dia da semana de trabalho para desenvolverem de algo pessoal.

Logicamente que medidas e regras destas só são possíveis em gigantes como a Apple, precisamente a empresa mais valiosa do planeta. Mesmo após o falecimento do visionário Jobs, a marca da maçã continua a crescer a passos largos, e as vendas indicam isso mesmo. Só no primeiro fim de semana que colocou à venda o iPhone 5, foram vendidas cinco milhões de unidades (saiba mais aqui).

Já no mercado do tablets, que lidera, a empresa comanda por Cook já tem dificuldade em entregar todas as encomendas do novo iPad mini (saiba mais aqui).

Em destaque

Subir