Velocidade

Blancpain Series: Álvaro Parente segundo nas 3 Horas de Paul Ricard

ParentePaulRicard514ParentePaulRicard514 600Álvaro Parente subiu ao pódio das 3 Horas de Paul Ricard, terceira prova do campeonato Blancpain Endurance Series, que se disputou este domingo no circuito francês de Paul Ricard.

Dividindo mais uma vez o McLaren MP4-12C n.º 98 da ART Grand Prix com o francês Gregoire Demoustier, e desta feita com o também gaulês Nicolas Lapierre, o piloto português realizou o primeiro turno da corrida.

Aproveitando a ‘pole position’ conquistada na véspera, Parente fez uma excelente partindo, assumindo a liderança e afastando-se de todos os adversários nas primeiras voltas.

O piloto do Porto chegou a deter uma grande vantagem sobre o segundo classificado, mas um Guy Smith em ascensão, mostrando quanto veloz é o Bentley Continental GT3 é atualmente, rapidamente o britânico se ‘colou’ à traseira do McLaren negro e vermelho.

Álvaro completou o seu turno de condução e entregou o MP4-12C a Gregoire Demoustier, que não conseguiu manter o mesmo nível de andamento e perdeu bastante tempo para o Bentley, que passou a ser guiado por Andy Meyrick.

No último terço da corrida, já com o anoitecer, Nicolas Lapierre fez uma grande recuperação, mas face ao forte andamento de Steven Kane já foi impossível recuperar a liderança, com o McLaren a cortar a meta no segundo posto.

Já o último lugar do pódio acabou por ser favorável ao Mercedes SLS de Stef Dusseldorp, Lucas Wolf e Sergey Afanasiev, após uma luta com o outro carro da HTP, tripulado por Max Buhk, Harold Primat e Nico Verdonck.

FaiscaPaulRicard214 600Quanto a Miguel Faísca, embora inicialmente o japonês Katsumasa Chiyo chegasse a rodar na segunda posição aos comandos do Nissan GTR n.º 35, a equipa acabaria no final do top dez e em terceiro da categoria Pro-Am.

“Acabou por ser um fim-de-semana em que dificilmente as coisas podiam ter corrido melhor. O Nissan esteve bastante competitivo. Os meus colegas de equipa fizeram um trabalho extraordinário e, no que me diz respeito, estou contente com o meu desempenho. Fui rápido, bastante constante, não cometi qualquer erro durante a corrida e ainda consegui recuperar até ao terceiro lugar da categoria”, declarou Miguel Faísca no final da prova.

André Couto foi 16.º da classificação geral e nono da Pro Cup, enquanto Filipe Barreiros e Francisco Guedes foram segundos no Gentleman Trophy no Ferrari 458 GT3 da Ferrari Portugal.

Classificação

1.º Smith/Meyrick/Kane (Bentley) 88 voltas

2.º Parente/Demoustier/Lapierre (McLaren) + 1,178s

3.º Dusseldorp/Wolf/Afanasiev (Mercedes) + 49,206s

4.º Buhk/Primat/Verdonck (Mercedes) + 50,015s

5.º Sandström/Ortelli/Guilvert (Audi) + 50,550s

6.º Catsburg/Hassid (BMW) + 57,645s

7.º Nash/Stippler/Mies (Audi) + 1m05,582s

8.º Rizzoli/Gai/Castellacci (Ferrari) + 1m09,557s

9.º Al Faisal/Haupt/Simonsen (Mercedes) + 1m29,645s

10.º Chiyo/Aksenov/Faísca (Nissan) + 1m49,042s

 

Em destaque

Subir