Tecnologia

Blackberry cria aplicação de ajuda para invisuais

blackberry

Agora os invisuais ou com limitações visuais já podem utilizar algumas aplicações em alguns modelos da fabricante canadiana com um software que permite a estes utilizadores dar uma grande e preciosa ajuda no manuseamento de três modelos Blackberry.

Chama-se “Blackberry Screen Reader” e é uma aplicação gratuita para ajudar na utilização dos modelos BlackBerry Curve 9350, 9360 e 9370. A Research In Motion (RIM) teve em conta as limitações de utilizadores invisuais e criou esta aplicação que oferece informações em audio, a partir de toda a informação que o smartphone debita no seu mostrador.

Este software ajuda a trabalhar com importantes aplicações, como o e-mail, chamadas telefónicas, ligações e até mesmo o calendário. Para além de tudo isto, o “Blackberry Screen Reader” permite ajustar o tom, a voz e a velocidade da fala, bem como os atalhos do teclado.

Mas não pense que é tudo. A RIM disponibilizou até um guia para o utilizador em HTML, que pode ser usado pelo browser do desktop, por forma a ser mais acessivel a ajuda. Esta aplicação tem vários idiomas, inglês, francês, italiano, alemão e espanhol e o seu download pode ser feito de forma gratuita.

Esta poderá ser encarada como uma medida de estimulo à utilização da marca BlackBerry, já que na última BlackBerry World, as acções da marca canadiana tiveram grandes perdas na bolsa, a chegarem a 75% no último ano. Até chegar a Apple em força em 2007, a BlackBerry era apelidada de CrackBerry pela utilização massiva dos seus smartphones.

 

Em destaque

Subir