Tecnologia

Black Friday: Norte-americanos gastaram mais de mil milhões de dólares

black friday 1Números representam um crescimento de cerca de 25 por cento em relação ao mesmo dia de 2011. Maior adesão aos descontos surgiu nos dispositivos móveis.

A famosa Black Friday, uma ‘moda’ surgida nos Estados Unidos que ocorre todos os anos após o dia de Ação de Graças, registou um novo recorde este ano. Só a partir da Internet, no total, os norte-americanos gastaram mais de mil milhões de dólares nas compras com descontos agressivos.

As contas são da ComScore, revelando que houve um aumento de cerca de 25 por cento em relação ao mesmo dia em 2011, nas compras online.

Já os números nas lojas não são tão animadores. Segundo a mesma consultora, as vendas no comércio tradicional caíram cerca de 1,8 por cento, o que acaba por revelar que os clientes preferem cada vez mais comprar à distância.

Outro estudo, levado a cabo pela IBM, citada pelo Sapo Tek, revela que os norte-americanos efetuaram grande parte das compras através das plataformas móveis. Cerca de 24 por cento, utilizou o iPhone ou o iPad para adquirir descontos online, o que revela um crescimento de cerca de 13 por cento em relação à Black Friday de 2011.

História
A Black Friday terá surgido em 2005, no estado norte-americano de Filadélfia. Ocorre todos os anos no dia imediatamente a seguir ao feriado de Ação de Graças, e marca a ‘abertura’ das compras de Natal.

Entretanto, a moda já chegou a outros países, como o Brasil. Em Portugal, embora algumas marcas tenham já efetuado alguns testes, o fenómeno do Black Friday ainda não veio para ficar.

Em destaque

Subir