Mundo

Quem é BKS Iyengar, o homenageado da Google (com vídeo)

BKS Iyengar, o pai do Iyengar ioga, é homenageado nesta segunda-feira com um google doodle, no dia em que o professor indiano celebraria o 97.º aniversário.

Neste dia 14 de dezembro, um google doodle lembra o indiano, considerado um dos grandes mestres do ioga: Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar.

O professor indiano nasceu neste dia, em 1918. Foi um reputado professor de ioga, arte que desde muito cedo o apaixonou.

Além de se ter tornado num dos mais reputados professores, BKS Iyengar inspirou milhões de pessoas em todo o mundo.

Entre elas o primeiro Presidente da Índia, Rajendra Prasad, e o Papa Paulo VI. Ambos chegaram a praticar ioga em resultado das lições transmitidas por Iyengar.

Dono de uma imensa capacidade intelectual e espiritual, BKS Iyengar transformou-se num mestre da modalidade e transportou para o papel os seus profundos conhecimentos.

BKS Iyengar criou uma variante de ioga, o ‘Iyengar yoga’.

“Quando pratico ioga, sou um filósofo. Quando ensino, sou um cientista. Quando faço uma demonstração, sou um artista”, dizia BKS Iyengar.

Iyengar nasceu no pós-guerra e enfrentou uma infância muito difícil. Padeceu de diversas doenças, como tuberculose, malária e febre tifoide. Encontrou no ioga uma espécie de escudo protetor espiritual.

Bellur Krishnamachar Sundararaja começou a ensinar a arte com apenas 18 anos de idade, em virtude dos seus elevados conhecimentos de inglês.

Escreveu diversas obras, que deixou como legado, em diferentes línguas. Em 1966, publica o seu primeiro trabalho, ‘Light on Yoga’, que viria a ser traduzido para 18 línguas.

Iyengar morreu no passado dia 20 de agosto de 2014, vítima de uma insuficiência cardíaca e renal. Contava então 95 anos.

Hoje, dia em que completaria o 97.º aniversário, é lembrado pela Google.

A animação de homenagem a BKS Iyengar mostra diferentes movimentos de ioga, nas letras que formam a palavra “Google”.

O que é um google doodle?

No maior motor de busca do mundo, diariamente surgem novos ‘doodles’, que não são mais do que esboços, desenhos, caricaturas ou aplicações interativas que, através da imagem, recordam factos ou pessoas. Hoje, é assim com BKS Iyengar.

A expressão ‘doodle’ não foi criada pela Google (apesar da semelhança do vocábulo, em termos de grafia e fonética). Doodles são desenhos ou esboços, feitos quando uma pessoa pretende distrair-se, ou ocupar algum tempo livre.

Normalmente, encontram-se em cadernos escolares e são de autoria de alunos pouco interessados na aula. Podem ser caricaturas de professores, de alunos, de famosos ou até personagens de banda desenhada. Podem ser formas geométricas ou animações.

https://www.youtube.com/watch?v=K2SpLaLS9_A

Etimologicamente, a palavra ‘doodle’ tem duas origens: americana e britânica. Os americanos utilizam-na desde o século XVII, para chamar “tolo” ou “simplório”, como variante da palavra alemã “Dödel”.

Já a origem inglesa reporta-se à Guerra Revolucionária Americana, quando as tropas coloniais britânicas cantavam “Yankee Doodle”. Aqui, ‘doodle’ tinha uma significado pejorativo e significa “fazer de tolo”.

Mais tarde, a partir de 1930, a expressão alterou o sentido e passou a estar relacionada com “ócio”, o que vem de encontro aos criativos desenhos durante uma aula, ou mesmo ao modo original que a Google encontrou para assinalar datas e homenagear pessoas, como BKS Iyengar, neste dia 14 de dezembro.

Em destaque

Subir