Insólito

Birmânia: Homem com 2,33 metros teve de ser operado para travar crescimento

birmania homem altobirmania homem alto 510É o homem mais alto da Birmânia, mede 2,33 metros e teve de ser sujeito a uma operação para impedir o processo de crescimento, que não parou, apesar de Win Zaw Oo contar já 36 anos de idade. Sem esta intervenção cirúrgica, ‘O Grande Zaw’ iria morrer, em virtude de um  tumor na glândula pituitária, que provocava uma produção excessiva de hormonas de crescimento.

‘O Grande Zaw’, homem que mede 2,33 metros e ostenta o título de homem mais alto da Birmânia, teve de ser operado, para travar o seu processo de crescimento e, acima de tudo, para evitar uma morte que seria certa.

Win Zaw Oo, apesar de contar já 36 anos de idade, continuava a crescer como se fosse um adolescente, o que lhe provocou alguns problemas de saúde, que iriam agravar-se até à morte.

Este birmanês tinha um tumor na glândula pituitária, responsável por uma produção desmesurada de hormonas de crescimento. O médico Khin Maung Win, especialista em problemas do fígado, tomou conhecimento desta história e prontificou-se a suportar os custos da operação.

Khin Maung Win, que acompanhou de perto a operação de Zaw, revela que “a morte seria certa”, caso este birmanês não tivesse sido alvo desta intervenção. “Agora, pode continuar a viver com normalidade, apesar da sua estatura muito acima da média”, revelou.

O ‘O Grande Zaw’ já regressou a Rangum, a maior cidade da Birmânia, onde reside. Em declarações à imprensa, afirmou que se sente bem, ainda que apresente alguns “problemas na visão”.

Em destaque

Subir