Tecnologia

Biólogos surpreendidos com a descoberta de uma nova espécie de rã bem junto ao reboliço de Nova Iorque

r-leopardoA descoberta de uma espécie de rã está a surpreender os biólogos, uma vez que foi detetada bem longe das florestas tropicais. As rãs estavam na selva de pedra, zona contígua à cidade de Nova York, bem junto aos grandes arranhas-céus da cidade norte-americana.

Não é, à primeira vista, um habitat comum, mas os biólogos foram surpreendidos pela descoberta de uma espécie de rã bem junto a uma das cidades mais populosas do mundo, Nova Iorque.

A criatura verde e com manchas, que deixou os biólogos intrigados, foi confundida durante anos e considerada pertencente a uma variedade comumente encontrada, denominada rã-leopardo. Mas agora os cientistas descobriram que se trata de uma nova espécie.

“É impressionante que uma espécie seja desconhecida nesta área”, afirmou Brad Shaffer, biólogo da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

A cidade de Nova York é cercada por pântanos e outras áreas ricas em biodiversidade. Mas esta espécie urbana parece ter escolhido um dos locais mais arenosos como centro de seu habitat: o estádio dos Yankees, no Bronx.

Em artigo publicado no periódico Molecular Phylogenetics and Evolution, Shaffer e outros cientistas compararam o DNA da rã aos de outras espécies de rã-leopardo da região. Foi quando compreenderam que o espécime de fato era uma rã-leopardo, mas de um tipo diferente.
“Muitos anfíbios são discretos e muito difíceis de encontrar, mas estas rãs são bastante óbvias”, explicou Shaffer.

“Isto demonstra que mesmo na maior cidade dos Estados Unidos ainda há espécies novas e importantes aguardando para ser descobertas”, emendou.

A principal autora do estudo, Cathy Newman, da Universidade do Estado da Luisiana, estava a estudar as rãs-leopardo quando seu colega, Jeremy Feinberg, da Universidade Rutgers, pediu que investigasse umas ‘rãs incomuns’.

“Há rãs-leopardo do norte e do sul nesta vasta área. Esperava encontrar uma que, por alguma razão, tivesse comportamentos atípicos ou híbridos das duas”, explicou Newman.

“Fiquei realmente surpresa e animada quando comecei a receber dados que sugeriam fortemente que se tratava de uma espécie nova. É fascinante que tenha aparecido numa área tão fortemente urbanizada”, continuou.

Feinberg disse ter ficado intrigado, pois esta rã produz um coaxo repetido, diferente do ‘ronco prolongado’ de outras rãs-leopardo.

“Quando ouvi estas rãs pela primeira vez foi tão diferente que deu a entender que eram muito distantes daquilo que conhecíamos”, afirmou Feinberg.

Em destaque

Subir