Nas Notícias

Bio-Casa: Projeto de recolha de óleos alimentares cria 2500 empregos

Bio-Casa é um projeto de recolha de óleos alimentares, porta a porta, com o objetivo de evitar que sejam evacuados no sistema de esgotos. Ao mesmo tempo, na defesa do meio ambiente, foram criados 2500 empregos…

Milhões de litros de óleos alimentares são, continuamente, evacuados no sistema de esgotos, aumentando o nível de poluição das águas. Foi a pensar nisso que a Fundação 1963 desenvolveu o Bio-Casa.

Trata-se de um projeto que consiste na recolha de óleos alimentares porta a porta e que prevê, simultaneamente, a criação de cerca de 2500 postos de trabalho. O projeto foi elaborado a pensar nos bombeiros voluntários do país.

O Bio-Casa pretende dar um contributo para um mundo melhor. Através da associação entre vários parceiros, a finalidade é proceder à recolha de óleos domésticos com o intuito de os aproveitar e reciclar. Desta forma, evita-se que sejam despejados em águas fluviais.

O projeto possibilita, por um lado, a proteção da limpeza das águas e, por outro, a reutilização de óleos domésticos. Já está implementado em Espanha e está prestes a ser introduzido em França.

Os objetivos são recolher, até ao final do ano, 50 por cento da quantidade de óleos vendidos nas superfícies comerciais, o que representa quase sete milhões de litros de óleo.

Será criada uma plataforma online para cada corporação de bombeiros, através da qual poderá ser feita a gestão logística da recolha de óleos (registo dos diários de campo com resultados de recolha, encomenda de plásticos, consulta das estatísticas de recolha, entre outros). O modelo desta plataforma pode ser visualizado em www.biocasa.templarte.pt.

A Fundação 1963, impulsionadora deste projeto, foi criada a 27 de julho de 2010 e tem como objetivo a “realização, divulgação, gestão, promoção e execução de todo o tipo de evento; gestão e financiamento dos seus projetos; promoção de valores sociais e valores relativos à pátria lusitana, igualdade de oportunidades e não discriminação étnica”.

O propósito da atividade da Fundação 1963 é lançar projetos com carácter de utilidade pública, envolvendo sempre a componente social.

Em destaque

Subir