Mundo

Big Ben inclina-se: Torre de Pisa em Londres?

big-benA torre do Big Ben, em Londres, está a inclinar-se, de forma quase imperceptível, mas o suficiente para perturbar e preocupar os deputados ingleses. Os parques subterrâneos e a linha de metro, entretanto construídos nas imediações do monumento edificado em 1859, podem ser a causa desta inclinação. A Torre de Pisa vai encontrar par, na Europa?

Segundo afirma John Burland, professor e especialista em construção civil, em declarações a uma rádio da BBC, “seriam necessários cerca de 10 mil anos para que o Big Ben atingisse a inclinação da Torre de Pisa”, em Itália. Mas a verdade é que os deputados britânicos estão preocupados com o fenómeno.

Neste momento, a inclinação é ligeira e quase impercetível. E a evolução do processo é “incrivelmente lento”, garante Burland. Mas estão a ser tomadas diligências para averiguar se há motivos para alarme e quais as causas desta inclinação do Big Ben.

O processo de inclinação poderá ter-se agravado com as diversas obras realizadas nas imediações da torre, desde parques de estacionamento subterrâneos a uma linha de metro. John Burland considera que “não há perigo” e revela que o processo de inclinação se terá iniciado logo no ano da sua construção.

Indiferentes a esta teoria, os deputados ingleses querem saber mais e tomar medidas, em caso de extrema necessidade, para travar o processo de inclinação. Hoje decorreu uma reunião para debater o assunto, que passará pela abertura de algumas fissuras no Palácio de Westminster.

Big Ben é o nome do sino que pesa mais de 13 toneladas, instalado no Palácio de Westminster, em 1859, quando sir Benjamin Hall era ministro de Obras Públicas da Inglaterra. Extremamente alto, Benjamin Hall depressa ganhou a alcunha de Big Ben, que deu nome ao sino.

A rádio BBC transmite, diariamente, as badaladas do sino, que tem cerca de três metros de diâmetro. A inclinação já preocupa há algum tempo: a torre está inclinada 0,26 graus para noroeste. Entre a base da torre e o seu topo há cerca de meio metro de desvio.

O processo de inclinação ter-se-á iniciado em 2003, segundo os especialistas, a um ritmo de 0,9 milímetros por ano. A Torre de Pisa continuará a ser a única torre visivelmente inclinada, pelo menos nos próximos séculos.

Em destaque

Subir