Nas Notícias

BICMINHO entrega meio milhar de livros à OIKOS

A árvore de Natal que foi sendo construída com a ajuda das empresas incubadas do BICMINHO e dos alunos da Escola André Soares, entidades organizadoras da iniciativa, será desmontada no Dia de Reis, 6 de janeiro, às 11h00. Os livros serão empacotados e entregues à OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONG), em cerimónia informal a decorrer na Escola André Soares.

A iniciativa conta com a presença de Nuno Gomes, CEO do BICMINHO, Gina Fernandes, subdiretora do Agrupamento de Escolas André Soares, e de representantes da OIKOS.

Com meio milhar de livros recolhidos, esta campanha solidária de Natal teve como objetivo a promoção da solidariedade e a partilha de conhecimento, apelando à generosidade de cada um. Contos infantis, enciclopédias, romances, dicionários, banda desenhada, foram algumas das temáticas das edições entregues.

A OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONG). Esta ONG portuguesa aposta no desenvolvimento equitativo e sustentável da humanidade, à escala local e global, e trabalha com comunidades de regiões e países mais pobres e vulneráveis, independentemente da sua origem étnica, língua, religião ou geografia. A OIKOS e o BICMINHO têm vindo a trabalhar em conjunto com o objetivo de contribuir para o aumento da empregabilidade dos jovens, promovendo o seu potencial e estimulando o contacto com o mercado de trabalho.

Sobre o BICMINHO

O BICMINHO – CENTRO EUROPEU DE EMPRESAS E INOVAÇÃO é uma instituição sem fins lucrativos, certificada pela União Europeia com o EU-BIC para a promoção do Empreendedorismo e da Inovação, através do apoio à criação de novas empresas e à modernização e internacionalização das PME.

Com 15 anos de atividade, o BICMINHO atua ao serviço do interesse público da região e do país, tendo já apoiado a criação de mais de 229 novas empresas, com uma taxa de sucesso de 92%, responsáveis pela criação de mais de 3.000 novos empregos e de um volume de negócios global estimado em 2015 superior a 35 milhões de euros. Na área da Inovação Empresarial e Internacionalização o BICMINHO apoiou mais de 600 PME, que empregam mais de 8.650 trabalhadores em termos globais representam mais de 650 milhões de euros de volume de negócios, das quais 170 foram apoiadas ao nível da internacionalização.

O conceito EU-BIC (European Union Business and Innovation Centre) são um caso de sucesso com mais de 30 anos da intervenção da União Europeia. Criados em meados da década de 80 pela DG REGIO (então DG XVI), os EU-BIC são um exemplo clássico de como as atividades financiadas pela União Europeia podem e devem ter um impacto concreto no crescimento económico e no aumento da competitividade europeia. Em termos globais, os mais de 150 EU-BIC criaram milhares de novos negócios e dezenas de milhares de novos empregos qualificados e sustentáveis.

A rede dos mais de 150 EU-BIC apoiaram em 2013 em termos globais 12.300 empreendedores que deram origem à criação de 3.000 novas empresas, com uma taxa de sucesso de 90%, e ajudaram a captar cerca de 284 milhões de euros em investimento, incluindo financiamento público, bancário e de risco. Geraram cerca de 13.000 novos empregos em start-ups e PME, com um investimento público muito eficiente de cerca de 8.800 euros por cada emprego criado. http://ebn.eu/sharedResources/users/59/Infographics_EBN_2014.pdf.

Mais informação em www.bicminho.eu e em www.ebn.eu.

Em destaque

Subir