Cultura

BES Photo para Letícia Ramos, a fotógrafa de ‘Marte’

teremos marteLetícia Ramos é a vencedora da décima edição do prémio BES Photo. A fotógrafa brasileira foi distinguida, com um prémio de 40 mil euros, pelo trabalho ‘Nós sempre teremos Marte’. A artista receava que tivesse ido “demasiado longe” e elogia o júri por ser “muito corajoso” na escolha.

O prémio BES Photo, um dos mais conhecidos no panorama da fotografia, vai este ano para o Brasil. O júri ficou rendido ao trabalho ‘Nós sempre teremos Marte’, de Letícia Ramos.

A fotógrafa brasileira, que vai receber o prémio de 40 mil euros, confessou ter ficado algo surpreendido com a escolha, uma vez que considerava ter ido “demasiado longe” na abordagem.

“São fotografias em que não sabemos se é passado, presente ou futuro. A verdade dessas imagens pode ser questionada”, justificou-se.

A artista elogiou o júri, considerando que “foi muito corajoso, o que demonstra que este prémio é cada vez mais importante”.

‘Nós sempre teremos Marte’ é considerada uma narrativa romantizada da ficção científica, recuperando os grandes sonhos da ciência nos anos 50 do século passado.

Letícia Ramos trabalhou com fotografia, microfilmagem e curta-metragem para compor uma exposição que está patente no Museu Colecção Berardo, em Lisboa.

Para além da fotógrafa brasileira, o prémio tinha como finalistas eram Délio Jasse, de Angola, e José Pedro Cortes, de Portugal.

É a quarta vez que a distinção é alargada a competidores dos países de língua oficial portuguesa.

Em destaque

Subir