Fórmula 1

Bernie Ecclestone promete melhor partilha dos lucros da F1

BernieEcclestoneDividendos1

Bernie Ecclestone afirmou que vai procurar uma forma de partilhar melhor os dividendos financeiros da Fórmula 1 entre as equipas. Segundo o jornal The Times o ‘patrão’ da F1 vai mesmo cortar mais de 100 milhões de euros dos pagamentos às maiores equipas da grelha – Mercedes, Ferrari, Red Bull, Williams e McLaren.

O periódico britânico refere que Ecclestone irá ajustar a divisão de lucos num modelo muito idêntico à da Premier League no futebol.

No ano passado a Sauber e a Force India apresentaram uma queixa junto da União Europeia sobre a forma “injusta” e “desleal” como a disciplina máxima do automobilismo é governada no que diz respeito à distribuição dos dividendos financeiros e agora Bernie Ecclestone quer resolver esse problema.

“Disse a Toto (Wolff, da Mercedes) que não estava a pensar ainda em colocar algum dinheiro no banco. Vamos analisar bem as coisas para perceber como poderemos que seja distribuído de forma mais igual entre as equipas”, disse o F1 ‘supremo’ ao The Times.

“A Premier League tem uma boa forma de distribuir o dinheiro dos proveitos, por isso talvez essa fórmula possa funcionar para nós. Há muita gente que gosta disso e também os que não gostam e vai gente a sofrer as consequências”, afirmou Ecclestone ao jornal britânico.

Atualmente a Ferrari recebe 193 milhões de dólares, incluindo um bónus de 105 milhões, a Mercedes 74 milhões, a Red Bull também 74 milhões, a McLaren 32 milhões e a Williams 10 milhões. Force India, Renault, Toro Rosso, Sauber e Manor apenas recebem pagamentos conforme os seus resultados.

Em destaque

Subir