Ralis

Bernardo Sousa garante triunfo merecido no Sata Rali Açores

BernardoSousaAcores414BernardoSousaAcores414 600A edição 2014 do Sata Rali Açores nunca mais vai ser esquecida por Bernardo Sousa, que venceu de forma decidida a prova, pontuável para os campeonatos europeu e nacional da especialidade, que este sábado terminou na ilha de São Miguel.

O piloto madeirense conseguiu uma vitória difícil, mas merecida – qual prenda de anos, pois o aniversário foi na véspera –, tal a forma como o seu maior adversário, Kevin Abbring, se bateu.

O holandês do Peugeot 208 T16 foi derrotado por pouco mais de meia dúzia de segundos. O que diz bem do duelo entre os dois que marcou este último dia de prova.

Bernardo Sousa e Hugo Magalhães arrancavam para esta derradeira etapa com pouco mais de 16 segundos de vantagem sobre Abbring e Marshall, mas sabiam que os seus adversários tudo fariam para chegar à liderança, ‘vingando’ assim o inglório abandono de Craig Breen, o outro piloto do outro 208 T 16.

AbbringAcores414O holandês não gorou as expetativas e logo na primeira passagem pela classificativa dos Graminhais ganhou cinco segundos a Sousa, que respondeu logo de seguida na primeira passagem pelo troço das Tronqueiras, quando Kevin Abbring não evitou dois erros e um toque que lhe fizeram perder sete segundos.

À saída da 14.ª especial quase 20 segundos separavam os dois primeiros, mas luta pela vitória estava longe de estar terminada, como o confirmou a maior rapidez de Abbring na segunda passagem pela classificativa de Vila Franca São Brás, onde o holandês do Peugeot recuperou mas de nove segundos a Bernardo Sousa.

Estava visto que a última ronda pelos troços de Graminhais e Troqueira iam decidir o rali. O que veio a suceder, com Kevin Abbring a recuperar mais de quatro segundos ao piloto madeirense na penúltima especial, mas Sousa a recuperar mais de um segundo na derradeira.

“É um sonho tornado realidade. No ano passado falhei a vitória devido a um erro e este ano conseguimos vencer. Não tinha a ordem ideal de partida, mas troço a troço fomos subindo de forma a conseguirmos estar em posição de vencer”, declarou Bernardo Sousa no final, visivelmente emocionado.

RaouxAcores414 600O último lugar do pódio foi para o francês Jean-Michel Raoux, depois do letão Vasily Gryazin ter tido problemas e perdido mais de 20 minutos na segunda passagem pela especial de Graminhais, num dia que viu também Bruno Magalhães abandonar.

Classificação final

1.º Bernardo Sousa/Hugo Magalhães (Ford) 2h43m56,7s

2.º Kevin Abbring/Sebastian Marshall (Peugeot) + 6,2s

3.º Jean-Michel Raoux/Laurent Magat (Peugeot) + 7m51,9s

4.º Robert Consani/Maxime Vilmot (Peugeot) + 9m18,8s

5.º Luis Rego/António Costa (Mitsubishi) + 10m07,5s

6.º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Mitsubishi) + 10m11,2s

7.º Ruben Rodrigues/Estevão Rodrigues (Mitsubishi) + 10m15,8s

8.º Antonin Tlusták/Jan Skaloud (Skoda) + 11m15,5s

9.º Pedro Vale/Rui Medeiros (Subaru) + 11m39,1s

10.º Sebastien Lefebvre/ Thomas Dubois (Peugeot) +  12m05,2s

Em destaque

Subir