Ralis

Bernardo Sousa foi mais forte no Rali Cidade de Guimarães

bernardo sousa guimaraesbernardo sousa guimaraes510Bernardo Sousa venceu de forma convincente o Rali Cidade de Guimarães, prova pontuável para o Campeonato de Portugal da especialidade, marcada por condições climatéricas muito instáveis e também por algumas atribulações.

Desde o começo do rali organizado pelo Targa Clube – e mesmo antes do evento – que a prova foi bem agitada, com o próprio Bernardo Sousa a ter que reverter para o Ford Fiesta S2000 depois da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting não aceitar a versão RRC do Fiesta.

Já com o rali em andamento, o granizo acabou por ajudar a um grande acidente de Ricardo Moura, que deixou o Skoda Fabia S2000 do piloto açoriano muito mal tratado – ao ponto de ser arrancada uma roda do carro checo.

ricardo moura guimaraes510

Depois a luta passou a opor Bernardo Sousa a Pedro Meireles, que viria a ser penalizado em 50 segundos, devido à dificuldade em trocar um pneu do seu Skoda Fabia S2000. Contas feitas e o piloto madeirense ampliava a sua vantagem.

Só que este Rali Cidade de Guimarães estava ‘condenado’ a ser emocionante até ao fim, e ainda na manhã deste sábado Bernardo Sousa via um braço da suspensão do Fiesta ceder e causar-lhe um inesperado atraso.

Ficava na liderança um herói local, Adruzilo Lopes, que aos comandos do Subaru Impreza do agrupamento se via no comando absoluto do primeiro rali de asfalto do campeonato.

A parte da tarde trouxe mais drama, com o despiste do Subaru de José Pedro Fontes na quarta classificativa e saída de estrada de Pedro Meireles na subida para a Penha, levando a nova interrupção da prova, que acabou por jogar a favor de Bernardo Sousa.

Como o madeirense bateu os concorrentes da Produção por meio minuto, Adruzilo Lopes ficou com o melhor tempo da categoria pois já não chegou a fazer a classificativa. Depois, para ajudar à causa de Bernardo Sousa o piloto de Regilde ainda sofreu uma penalização de 20 segundos à entrada da especial.

adruzilo lopes guimaraes510

Tudo pareceu decidido, mas poderia não estar, valendo alguma sorte para que o Ford Fiesta do vencedor chegasse ao fim, tal a forma frágil como estava fixada a roda traseira direita do carro de Bernardo Sousa, que ainda ganhou os dois derradeiros troços, um deles concedendo pontos suplementares.

Na terceira posição, João Barros levou o seu Renault Clio S1600 à vitória no campeonato de Portugal de Ralis2, seguido de perto pelo segundo classificado na categoria, Diogo Gago.

Miguel Barbosa, pouco à vontade nos troços vimaranenses e Ivo Nogueira, a contas com problemas no diferencial do seu Subaru, fecharam o top cinco, numa prova também marcada pela estreia do Porsche que Carlos Vieira conseguiu levar até final.

Classificação final

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir