Mundo

Berlusconi permite Governo italiano de coligação com partido antissistema

Silvio Berlusconi deu a sua autorização hoje à noite a um eventual acordo governamental entre o seu aliado Liga, de extrema-direita, e o Movimento 5 Estrelas (M5E), antissistema, desenvolvimento suscetível de desbloquear a situação política em Itália.

Estão em curso negociações entre a Liga e o M5E, que ainda se devem entender sobre quem vai chefiar o Governo, bem como sobre o programa deste, mas o afastamento do político multimilionário Sílvio Berlusconi, que dirigiu a direita italiana durante 25 anos, fez desaparecer o principal obstáculo.

“Se outra força política da coligação de direita quer assumir a responsabilidade de formar um Governo com as 5 Estrelas, consideraremos essa iniciativa com respeito”, anunciou Berlusconi, em comunicado.

Os eleitos do partido Forza Italia (FI) não darão a confiança ao M5E, que “não tem maturidade política para assumir esta responsabilidade”, mas um acordo entre a Liga e o M5E “não marcará o fim da aliança entre a FI e a Liga, em particular nas regiões que dirigem em conjunto”, garantiu.

Ao fim de mais de dois meses de discussões infrutíferas entre as diversas forças políticas, a situação parece bloqueada entre a coligação de direita, que tem 37 por cento dos votos, com a Liga à cabeça, e o M5S, que é o partido mais votado, com mais de 32 por cento, e o Partido Democrata, que caiu para os 19 por cento.

Luigi Di Maio, líder do M5S, e Matteo Salvini, dirigente da Liga, declararam-se prontos a governar em conjunto, mas as discussões bloquearam quando se tratou de discutir o lugar de Berlusconi, símbolo de todos os males da Itália, aos olhos de Di Maio, mas um precioso aliado para Salvini.

Em destaque

Subir