Mundo

Berlusconi evita a prisão, mas vai trabalhar para… um lar de idosos

berlusconi 3berlusconiO ex-primeiro-ministro da Itália vai trabalhar num lar de idosos. Devido aos 77 anos de idade, Silvio Berlusconi evitou a pena de prisão, após a condenação por evasão fiscal, mas tem de cumprir um ano de serviço comunitário numa instituição vocacionada para a terceira idade.

Aos 77 anos, Silvio Berlusconi vai trabalhar para um lar de idosos, em Milão, após a condenação por evasão fiscal.

A sentença do Tribunal de Milão, que condenou o ex-primeiro-ministro italiano ao serviço comunitário (um mínimo de quatro horas consecutivas num dia entre terça e quinta-feira), evita que o político vá parar à prisão.

Nos restantes dias da semana, Berlusconi não poderá deixar a região da Lombardia.

A pena do antigo governante será cumprida na “Sagrada Família”, o lar do centro Cesano Boscone, em Milão.

A condenação por evasão fiscal surge no âmbito do processo ‘Mediaset’.

Após a sentença inicial de quatro anos de prisão, reduzida para um ano de prisão domiciliária, a defesa pediu a cumulação da pena para serviço comunitário.

“Ambiente acolhedor”

No lar, especialmente vocacionado para idosos sem autossuficiência, o antigo primeiro-ministro da Itália “irá encontrar um ambiente acolhedor”, como garantiu Vincenzo d’Avanzo.

O presidente do centro Cesano Boscone realça, em declarações ao Corriere della Sera, que as condições do lar são “de excelência” para quem lá vive e trabalha, independentemente da idade ou da forma como lá entra.

Sobre o antigo governante, d’Avanzo enalteceu a “grandeza da personalidade”.

Com a Forza ao fim de semana

A sentença do Tribunal de Milão obriga Berlusconi a permanecer na região da Lombardia durante a semana, o que permite a presença em eventos políticos aos fins de semana.

Aquela que ainda é a principal figura do partido Forza Italia poderá integrar as ações previstas para a campanha eleitoral para o Parlamento Europeu.

Refira-se que uma das candidatas a apontar pela Forza Italia será, de acordo com os prognósticos dos comentadores políticos italianos, uma das filhas de Berlusconi.

A única certeza é que o antigo primeiro-ministro não poderá consta nas listas, uma vez que foi inibido, durante o processo judicial, de voltar a desempenhar qualquer cargo político.

Em destaque

Subir