Desporto

“Benfica tem coro em processos que deveriam ser neutros para a justiça”, acusa FC Porto

O FC Porto reagiu formalmente ao processo disciplinar que o Conselho de Disciplina (CD) abriu num caso arquivado pela Comissão de Instrutores da Liga. “Atesta bem que as posições do Benfica têm eco e coro em processos que deveriam ser neutros para a justiça desportiva”, acusaram os dragões.

Em comunicado, os portistas sustentaram que o processo aberto pelo CD da Federação Portuguesa de Futebol “assenta numa dupla negação da realidade, construída em cima de uma verdade alternativa, a de que o nosso atleta não foi punido com cartão vermelho porque o árbitro e o VAR não viram”.

Como o próprio presidente do CD tinha dito “publicamente que nunca seria um terceiro videoárbitro do futebol português”, a abertura do processo disciplinar sobre Brahimi, “em linha com a denúncia pública” do rival, “atesta bem que as posições do Benfica têm eco e coro em processos que deveriam ser neutros para a justiça desportiva”.

“Resulta claro para todos que o árbitro seguiu o lance de muito perto, vendo necessariamente todos os episódios da interação do nosso jogador com o da equipa adversária. E outro tanto terá sucedido com o VAR, que, conforme todos sabemos, só poderia intervir caso descortinasse uma qualquer situação para exibição de cartão vermelho”, frisaram os dragões.

Lembrando que o mesmo caso foi arquivado pela Comissão de Instrutores da Liga, o FC Porto insinuou que a pressão do Benfica e o processo aberto a Brahimi ocorrem a cerca de mês e meio da visita dos dragões ao Benfica, “no primeiro fim de semana de outubro”.

“Especialistas de arbitragem, técnicos e comentadores desportivos que analisaram o lance em questão entenderam consensualmente que, a ter ocorrido algo, não havia razão alguma para cartão vermelho, o que vem reforçar a ideia de que a abertura de um processo disciplinar resulta mais da guerra mediática que o Benfica montou em torno da sua queixa”, insistiu o FC Porto.

A conclusão, segundo os dragões, só pode ser uma: “Comprova-se assim que para o Benfica defender a indústria do futebol não tem que ser necessariamente defender a verdade desportiva”.

A reação formal do FC Porto já tinha sido antecipada na newsletter dos dragões, ao início da manhã de hoje.

Em destaque

Subir