Desporto

Benfica recuperou Roberto por incumprimento da empresa que o adquiriu em 2011

benfica roberto 1Guarda-redes espanhol está agora no Olympiacos, por empréstimo do Atlético Madrid, que acaba de o comprar ao Benfica, por seis milhões. Águias já esclareceram dúvidas à CMVM.

Tudo parece finalmente esclarecido. O Benfica explicou esta terça-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a venda do guarda-redes Roberto ao Atlético de Madrid, neste defeso.

Em comunicado, os encarnados referem que tudo teve a ver com o incumprimento da empresa que adquiriu os direitos do jogador em 2011, mas vamos por partes.

A 25 de junho de 2010, o Benfica anunciava a contratação de Roberto, por 8,5 milhões de euros, ao Atlético de Madrid. O espanhol chegava à Luz para assinar por cinco épocas.

A verdade é que esteve em Lisboa apenas um ano. A 1 de agosto de 2011, o Benfica confirma em comunicado que Roberto estava a caminho do Saragoça por 8,6 milhões.

A época para esquecer do guarda-redes no Benfica levantou desde logo dúvidas sobre o valor pago pelo clube espanhol, certo é que o emblema da luz confirmou a transferência nesse mesmo dia.

Percebe-se agora, pelo comunicado do Benfica emitido esta segunda-feira, que os direitos económicos de Roberto foram adquiridos não pelo Saragoça, mas sim pela empresa BE Plan, entidade essa que, segundo a nota encarnada, não cumpriu as obrigações financeiras.

Assim, o Benfica ativou uma das garantias e recuperou a totalidade dos direitos do jogador, económicos e desportivos.

Por outras palavras, Roberto era até agora um ativo da Benfica SAD, que acaba de confirmar a venda ao Atlético de Madrid por seis milhões de euros. Roberto segue agora para o Olympiacos, por empréstimo do emblema da capital espanhola, terminado assim toda e qualquer ligação ao Benfica.

Veja de seguida o comunicado das águias na íntegra:

“A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que face ao incumprimento da BE Plan, entidade que adquiriu os direitos económicos do atleta Roberto Jimenez Gago em Agosto de 2011, e tendo em conta as garantias que estavam associadas a essa cedência de direitos económicos, a Benfica SAD exerceu uma das garantias, recuperando quer os direitos desportivos, quer a totalidade dos direitos económicos do jogador Roberto Jimenez Gago por via de acordos celebrados com a Real Zaragoza SAD e a BE Plan.

Recuperada a titularidade dos direitos, foram os mesmos transferidos a título definitivo para o Club Atlético de Madrid SAD pelo montante de euro 6.000.000 (seis milhões de euros), sendo a transferência dos direitos económicos com efeitos imediatos e a dos direitos federativos de forma diferida para 1 de Julho de 2014.

Assim, por acordo entre as partes e o Atleta, foi este último cedido a título de empréstimo, até 30 de Junho de 2014, ao Olympiacos FC.

O Conselho de Administração

30 de Julho de 2013″.

Em destaque

Subir