Desporto

Benfica na Liga dos Campeões: As contas fazem-se já

enzo perez 2 Depois de vencer o Mónaco, o Benfica reentrou na disputa do apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões. O golo de Talisca (este brasileiro marca que se farta) deu um novo ânimo ao campeão português. As contas do Benfica podem ser feitas já: restam dois jogos e a equipa de Jorge Jesus precisa de mais vitórias.

Há um ano, o Benfica conseguiu 10 pontos na fase de grupos da Liga dos Campeões. Na presente temporada, à entrada para a quarta jornada, contava apenas um ponto e tinha o futuro em aberto.

Pois bem. A vitória de ontem diante do Mónaco, por 1-0, golo de Talisca, veio reabrir as portas da qualificação aos encarnados. Só que, apesar do entusiasmo vivido no Estádio da Luz, há contas a fazer.

Restam apenas duas partidas ao Benfica: na Rússia diante do Zenit e em casa frente ao Bayer Leverkusen. Se perder diante do conjunto de André Villas Boas, o Benfica pode apenas aspirar ao terceiro lugar, mas apenas se o Mónaco escorregar na deslocação à Alemanha.

Ou seja, qualquer adepto do Benfica deve torcer por uma vitória do Bayer Leverkusen diante do Mónaco, uma vez que os alemães estão matematicamente ao alcance, mas em teoria muito longe.

Se este resultado ocorrer, o Mónaco fica em maus lençóis e resta ao Benfica e ao Zenit disputar o segundo lugar.

O melhor dos cenários da quinta jornada será, portanto, uma vitória do Benfica em São Petersburgo e um triunfo do Bayer diante do Mónaco. Neste cenário, os 12 pontos dos alemães garantiriam desde logo o primeiro lugar do grupo – a deslocação à Luz seria o cumprimento do calendário, o que também seria benéfico para o campeão português.

Mas o grande problema será vencer o Zenit. Caso o consiga, o conjunto da Luz passaria a somar sete pontos, ultrapassaria o Mónaco (se a equipa de Leonardo Jardim perder na Alemanha, bem entendido) e chegaria ao segundo lugar.

O Benfica partiria para a derradeira ronda com um adversário que não teria nada a ganhar e ficaria a depender apenas de si próprio, para somar os mesmos 10 pontos da época passada, na Liga dos Campeões.

Este é o cenário mais otimista. Mas toda esta teoria cai por terra se o Benfica perder na Rússia e vir o Mónaco ganhar ao Leverkusen. Seria o adeus às competições europeias.

Os dados estão lançados e o campeão nacional ainda respira na Liga dos Campeões. Mas a missão não deixa de ser extremamente complicada.

Em destaque

Subir