Desporto

Benfica: Jogo em Leverkusen terá o árbitro das duas derrotas

martin atkinson A visita do Benfica ao Bayer Leverkusen, para a Liga dos Campeões, será arbitrada por Martin Atkinson. Nas duas vezes em que o inglês arbitrou as águias houve duas derrotas: primeiro com o Galatasaray, para a Taça UEFA, e diante do Sporting de Braga, na meia-final da Liga Europa.

É provável que o treinador do Benfica, Jorge Jesus, tenha sentido um arrepio ao ouvir o nome do árbitro nomeado para a partida de quarta-feira, dia em que os encarnados visitam o Bayer Leverkusen, numa partida a contar para a segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões.

É que o inglês Martin Atkinson, de 43 anos, já arbitrou o Benfica por duas vezes, ambas a contar para a segunda prova da UEFA, e os encarnados perderam ambas.

Em 2008/09, a jogar na Luz, o Benfica foi derrotado pelos turcos do Galatasaray, que triunfaram por 0-2. Mas a derrota seguinte, num jogo arbitrado pelo natural de Leeds, terá custado bem mais…

Na época de 2010/11 fez-se história na Liga Europa: pela primeira vez, duas equipas portuguesas enfrentavam-se na meia-final. O Benfica venceu em casa a primeira mão, por 2-1, e coube a Martin Atkinson apitar a segunda mão: o Sporting de Braga afastou os encarnados com um triunfo por 1-0.

Curiosamente, há mais equipas portuguesas com motivos para não gostar do árbitro inglês. Se o FC Porto empatou com o Nápoles (2-2), já o Paços de Ferreira foi goleado pelo Zenit (1-4) e o Sporting perdeu na visita ao Atlethic Bilbau (3-1).

Ao invés, Martin Atkinson tem um bom histórico nos encontros da Seleção Nacional: quer a sério, quando Portugal derrotou (1-0) a Bósnia-Herzegovina (na fase de apuramento para o Mundial 2010), quer a brincar, no particular em que a equipa das quinas derrotou o Brasil (2-0), em 2007.

Espanhol em Alvalade, turco para FC Porto

Antes do jogo do Benfica na Alemanha entram em ação Sporting e FC Porto, amanhã.

Os leões recebem em Alvalade o poderoso Chelsea, orientado por José Mourinho. O árbitro será o espanhol Mateu Lahoz, que é professor de educação física.

Por ironia, Lahoz já orientou um Leverkusen-Benfica: foi a 14 de fevereiro de 2013 e os encarnados ganharam por 14 de fevereiro de 2013, por 1-0.

Já o FC Porto vai à Ucrânia, mas não a Donetsk. Devido à guerra civil no leste do país, o Shakhtar recebe os dragões em Lviv, numa partida orientada pelo turco Cuneyt Çakir.

Se o histórico de Çakir com o FC Porto é equilibrado (vitória sobre o Gotemburgo e derrota com o Manchester City, ambas no Dragão), refira-se que também é de boa memória para… o Benfica.

É o mesmo árbitro que, na última época, dirigiu a meia-final da Liga Europa em que a equipa de Jorge Jesus bateu (2-1) a Juventus.

Em destaque

Subir