Desporto

Benfica imparável, Sporting firme e FC Porto inconformado

benfica 2jorgeO Benfica venceu o Arouca na jornada 27 e ficou a dois pontos do título de campeão nacional, pode chegar com um desaire do Sporting diante do Belenenses, no sábado, ou no domingo de Pascoa, no Estádio da Luz, frente ao Olhanense. Sporting e FC Porto também venceram, o que reforça a tese de que a classificação final está definida.

Num jogo disputado no Estádio de Aveiro, neste domingo, o Benfica venceu o Arouca, com golos de Rodrigo e Gaitán, mantendo-se firme na liderança, apesar de persistente pressão do Sporting que, jogando sempre antes dos encarnados e vencendo os seus jogos, vem exercendo uma pressão reiterada, nesta ponta final do campeonato.

A equipa de Jorge Jesus conseguiu passar incólume a esta perseverança leonina e está agora a dois pontos do título, que pode chegar com o Benfica sentado no sofá, a ver o Belenenses Sporting. Se a equipa de Leonardo Jardim não vencer, está consumado o 33.º título benfiquista.

O Sporting também revelou firmeza nesta ronda, num final de campeonato notável. A vitória por 2-0 frente ao Gil Vicente foi o espelho da abnegação leonina. Mas com igual comportamento do rival da Segunda Circular, o conjunto de Alvalade tem o seu destino traçado. Um bom destino, que coincide com os objetivos traçados.

O FC Porto também venceu, por 3-1, em Braga. E ainda que o triunfo não tenha o mesmo saber que o dos seus rivais, a verdade é que mostra uma boa reação ao desaire de Sevilha e repõe a confiança para a deslocação à Luz, em jogo da Taça, marcado para a próxima quarta-feira.

Se há certezas no topo da classificação, o mesmo não se pode dizer relativamente à luta pelo sexto lugar, com seis equipas separadas por dois pontos. Sporting de Braga, Vitória de Setúbal, Marítimo e Académica protagonizam uma disputa interessantíssima, com Guimarães e Rio Ave bem por perto. E nenhuma destas equipas venceu, na 27.ª jornada.

No fundo da tabela, destaque para as vitórias do Belenenses (3-1, diante do Guimarães), e do Olhanense (2-1, em Vila do Conde). Curiosamente, estes dois clubes serão determinantes na próxima jornada, no fecho das contas do título.

A jornada termina hoje, com o Estoril a receber o Paços de Ferreira, a partir das 20h00.

Em destaque

Subir