Desporto

Benfica falta à final four da Taça de Portugal de hóquei em patins

O Benfica não vai marcar presença na final four da Taça de Portugal de hóquei em patins, em protesto pela forma como se decidiu o campeonato, com vitória do FC Porto e um golo anulado aos encarnados, que (provavelmente) valeria o título.

Em comunicado, a direção do Benfica justifica a ausência:

“Esta decisão da Direção do Sport Lisboa e Benfica justifica-se pela necessidade e urgência de se tomar uma posição clara que demonstre o estado de degradação que atingiu este ano a cúpula da modalidade e o total desacordo com alguns critérios – ou falta deles – da parte da direção da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP) e dos órgãos que a compõem (Conselho de Arbitragem, Conselho de Disciplina e Conselho de Justiça)”, pode ler-se.

Os encarnados fazem uma ressalva: não retiram mérito ao FC Porto, que conquistou o título numa derradeira jornada polémica, nem à Oliveirense, que lutou pelo ceptro até às derradeiras rondas.

“Tudo isto nada tem que ver com o FC Porto e a Oliveirense, cujas equipas lutaram arduamente pelo título nacional e que beneficiarão também, em igual medida ao Benfica, das evoluções positivas que se verifiquem nas estruturas que organizam as competições em Portugal”, realça a mesma nota.

O comunicado assinala “sinais de dualidade de critérios nos bastidores, decisões erradas em pista e sucessivas nomeações de árbitros difíceis de compreender”, durante o campeonato.

O jogo com o Sporting, na última jornada, foi o culminar desta caminhada do conjunto da Luz.

“No decorrer do dérbi de Alverca – intenso, competitivo, uma autêntica final –, ficou clara a inexistência de imparcialidade em algumas decisões, quer para quem o viu no pavilhão quer para os muitos milhares que acompanharam as incidências da emotiva partida pela televisão. Algo que ficou bem expresso, pela forma como foi anulado de forma inexplicável, a poucos segundos do apito final, o golo que daria o 6-5 e muito provavelmente a conquista do 24.º Campeonato para o SLB”, realçam os encarnados.

“A anulação de um campeonato a 23 segundos do final, sem qualquer motivo para tal, é apenas o espelho de uma época em que nunca houve igualdade de circunstâncias”

Assim, decidem não marcar presença na final-four, onde iria disputar, na meia-final, o FC Porto, neste fim de semana, em Gondomar.

Em destaque

Subir