Desporto

Benfica esclarece transferência de Bernardo Silva

O Benfica confirma a veracidade dos documentos do Football Leaks, mas revela que a operação financeira nada tem de anormal. O clube recebeu 15 milhões por antecipação, da XXIII Capital Limited, sendo que essa entidade passou a ser credora do Mónaco, que está a pagar aquela verba em três prestações.

O Benfica reagiu, em comunicado, às notícias geradas pelos documentos libertados pelo Football Leaks, relacionadas com a transferência de Bernardo Silva para o Mónaco.

Num documento crítico para com a comunicação social, o clube fala em “ruído”, “precipitação e total desconhecimento” sobre o funcionamento do sistema financeiro.

A Benfica SAD confirma que “os documentos divulgados em relação ao contrato e pagamento do jogador Bernardo Silva são verdadeiros” e “ilustram uma vulgar operação financeira”.

Bernardo Silva foi vendido ao Monaco em janeiro de 2015, “por 15,750 milhões euros, em pagamentos fracionados até junho de 2016”.

“Considerando os prazos de liquidação previstos no contrato de alienação dos direitos do atleta, a Benfica SAD cedeu por antecipação a totalidade dos créditos junto de uma entidade financeira com sede em Londres (XXIII Capital Limited), recebendo, dessa forma e antecipadamente, a totalidade do valor acordado”, explica a mesma nota.

“Tendo antecipado a totalidade dos créditos e tendo comunicado ao AS Monaco essa mesma cedência de créditos, à medida que se vencem as prestações acordadas, o clube monegasco vai, naturalmente, pagar à XXIII Capital Limited”, realça ainda o comunicado.

A SAD “lamenta o ruído” e salienta que a operação financeira é “habitualmente realizada por inúmeros clubes ou sociedades desportivas por toda a Europa que pretendem descontar os valores por receber dos contratos celebrados, no âmbito da política de gestão de tesouraria de qualquer empresa”.

Em destaque

Subir