Desporto

Benfica e FC Porto enfrentam ‘tubarões’ na Liga dos Campeões

Com o Sporting de fora, Benfica e FC Porto ficaram há minutos a conhecer os adversários que vão defrontar na Liga dos Campeões 2015/16. Veja o resultado do sorteio e comente.

O momento mais aguardado do início de cada época futebolística ocorreu há minutos, no Mónaco. O (bi)campeão português, colocado no pote 1, e o vice, que esperou no pote 2, ficaram a saber quem vão ter pela frente no caminho dos milhões: dos muitos milhões!

Não é à toa que os principais responsáveis do Sporting assumiram publicamente a importância da qualificação para a fase de grupos da ‘Champions’, falhada ontem na Rússia (depois de uma primeira mão com várias queixas da arbitragem). A UEFA aumentou, esta época, em 25,4 por cento os prémios aos clubes.

Na fase de grupos, a que mais importa a Benfica e FC Porto, cada vitória vale 1,5 milhões de euros. A estes acrescem 5,5 milhões se passarem aos oitavos de final e, caso continuem para o os quartos, são mais seis milhões. Os semifinalistas vão receber sete milhões, estando ainda reservados 10,5 milhões para o finalista vencido e 15 milhões de euros para o grande vencedor.

Mas, afinal, a quem é que os clubes portugueses têm de ‘roubar’ estes milhões?

Ao Atlético de Madrid, no caso do Benfica. O bicampeão não tinha muito por onde escolher, entre os espanhóis Real Madrid e Valência ou os ingleses Arsenal, Manchester United e Manchester City. Só se fosse mesmo o Leverkusen, da Alemanha… Mas também o Galatasaray (evitando, por exemplo, Sevilha e CSKA, que eliminou o Sporting) e… o Astana, a equipa do pote 4 com que todas as outras ansiavam.

O FC Porto não se pode rir do mal do rival. Os dragões voltam a reencontrar José Mourinho e o Chelsea. Evitaram Barcelona, Bayern de Munique, Juventus e o rico PSG, mas devem ter desejado o Zenit ou o PSV. Reencontram ainda o Dínamo de Kiev, de saudosa memória da meia-final da Taça dos Campeões Europeus de 1987, e o Maccabi Telavive, que ainda há anos brilhou sob o comando do português Paulo Sousa.

Veja os grupos completos:

Grupo A: PSG, Real Madrid, Shakhtar Donetsk e Malmö.

Grupo B: PSV, Manchester United, CSKA Moscovo e Wolfsburgo.

Grupo C: BENFICA, Atlético de Madrid, Galatasaray e Astana.

Grupo D: Juventus, Manchester City, Sevilha e B. Mönchengladbach.

Grupo E: Barcelona, B. Leverkusen, Roma e BATE Borisov.

Grupo F: Bayern de Munique, Arsenal, Olympiacos e Dínamo de Zagreb.

Grupo G: Chelsea, FC PORTO, Dínamo de Kiev e M. Telavive.

Grupo H: Zenit, Valência, Lyon e Gent.

Em destaque

Subir