Desporto

Benfica derrotado na Luz pelo SC Braga

O SC Braga venceu hoje o Benfica, por 1-0, no Estádio da Luz, e quebrou nesta 21.ª jornada da I Liga um jejum de vitórias na casa dos encarnados que perdurava desde a época 1954/55.

Um golo solitário do médio João Palhinha, aos 45+1, fez a diferença num jogo intenso, mas nem sempre bem jogado, e ditou a segunda derrota consecutiva dos campeões nacionais, que podem agora ver o rival FC Porto reduzir ainda mais a atual diferença de quatro pontos, depois do clássico da ronda anterior, com os dragões a visitarem domingo o Vitória de Guimarães. O triunfo bracarense marca ainda o pleno do técnico Rúben Amorim diante dos grandes.

Curiosamente, o duelo podia ter seguido um rumo distinto bem cedo, aos 06, quando Rafa roubou a bola a David Carmo, aguentou a pressão de Wallace, mas atirou ao lado já diante do guardião Mattheus. Foi a primeira grande oportunidade do jogo e seria um reflexo do que seria o Benfica na partida: demasiado nervoso e desastrado no momento da definição, como Cervi voltaria a repetir, para que não subsistissem dúvidas, seis minutos depois.

O domínio inicial do Benfica sobre o SC Braga assentava, sobretudo, na capacidade que revelava para bloquear o jogo interior dos arsenalistas. Rúben Amorim foi fiel ao seu esquema de 3x4x3, apostando, desta feita, em Galeno e Horta para o apoio a Paulinho, deixando Trincão no banco. Com o tempo, os minhotos começaram a soltar-se e equilibraram o desafio, que se tornou essencialmente uma batalha do meio-campo.

Uma sucessão de foras de jogo para os dois conjuntos acabaram por anular os maiores lances de perigo até então, protagonizados por Vinicius e Paulinho, mas o brasileiro viria mesmo a falhar uma ocasião soberana aos 42, na sequência de um cruzamento de Pizzi, ao cabecear por cima quando estava solto e sem marcação no coração da área. Todavia, a resposta do Braga seria agora contundente.

Fransérgio, após um passe de Raul Silva numa confusão na defesa encarnada, rematou já na pequena área para uma enorme mancha de Vlachodimos, que defendeu para canto. Ato contínuo, o golo da vitória, com João Palhinha a antecipar-se a Ferro e a subir mais alto para finalizar de cabeça diante do guarda-redes grego no primeiro minuto dos descontos da primeira parte.

E assim o Benfica seguia para o intervalo a perder pela segunda semana seguida, para, mais uma vez, não conseguir recuperar. Quanto ao Braga, era apenas mais uma demonstração de personalidade e astúcia da equipa arsenalista sob o comando de Rúben Amorim, que chegava à Luz com sete triunfos – incluindo FC Porto e Sporting – e um empate em oito jogos.

No segundo tempo, o Benfica foi novamente lesto a mostrar a sua ineficácia nesta noite, com Vinicius a rematar ao poste aos 49 e Grimaldo a não ter capacidade para fazer a recarga. Perante o esperado assédio do Benfica à sua baliza, os minhotos refrescaram o ataque com vista às transições rápidas e Trincão saltou do banco para espalhar o perigo durante o segundo tempo na defesa das águias.

Já Bruno Lage mexeu depois, com a entrada de Seferovic para o lugar de Cervi. Seguir-se-iam ainda Chiquinho e Dyego Sousa, mas a cada alteração o Benfica tornou-se uma equipa mais desconexa, desorientada e inofensiva. O lance de maior perigo resultou somente de uma jogada individual de Pizzi – hoje muito apagado -, que rematou aos 68 para uma grande defesa de Mattheus para canto.

Com efeito, o SC Braga pareceu até em diversas fases mais perto de marcar o segundo, como Paulinho e Ricardo Horta estiveram perto de fazer, mas Vlachodimos foi conseguindo evitar o pior. Só não conseguiria evitar mesmo a derrota do Benfica nesta jornada, enquanto o SC Braga – que mostrou sempre maior confiança e maturidade no relvado – sobe, provisoriamente, ao terceiro lugar do pódio, com 37 pontos.

Jogo realizado no Estádio da Luz, em Lisboa.

Benfica – SC Braga, 0-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Palhinha, 45+1 minutos.

Equipas:

Benfica: Vlachodimos, Tomás Tavares (Dyego Sousa, 86), Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Pizzi, Weigl (Chiquinho, 79), Taarabt, Cervi (Seferovic, 62), Rafa e Vinícius.

(Suplentes: Zlobin, Nuno Tavares, Samaris, Chiquinho, Jota, Seferovic e Dyego Sousa).

Treinador: Bruno Lage.

SC Braga: Matheus, Wallace, Raul Silva, David Carmo, Ricardo Esgaio, Fransérgio, Palhinha, Sequeira, Ricardo Horta (André Horta, 79), Paulinho (Rui Fonte, 87) e Galeno (Trincão, 57).

(Suplentes: Tiago Sá, Bruno Wilson, Abel Ruiz, André Horta, João Novais, Rui Fonte e Trincão).

Treinador: Rúben Amorim.

Árbitro: Hugo Miguel (AF Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo David Carmo (21), Palhinha (36), Rúben Dias (45+1), Raul Silva (45+1 e após final do jogo), Ricardo Esgaio (54), Taarabt (56) e Wallace (74). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Raul Silva (após final do jogo).

Assistência: 59.371 espetadores.

Em destaque

Subir