Desporto

Benfica defronta Belenenses no regresso da I Liga

O líder Benfica é o primeiro grande a entrar em campo no regresso da I Liga de futebol, após paragem para as seleções e Taça de Portugal, com a visita ao Belenenses, ainda sem vencer no Estádio Nacional.

As águias chegam no sábado à nova casa do Belenenses, após a separação entre SAD e clube do Restelo, com uma ‘bagagem’ mista alcançada nos últimos dias: a qualificação na Taça frente ao modesto Sertanense (3-0) e a derrota na ‘Champions’ com o Ajax (1-0).

No campeonato, o clube da Luz – que na última jornada venceu em casa o FC Porto por 1-0 -, é líder, em igualdade pontual com o Sporting de Braga, ambos à frente dos ‘dragões’ (mais dois pontos), Rio Ave (mais três) e Sporting (mais quatro).

No Jamor, em jogo da oitava jornada, com início às 20:30 horas, os ‘encarnados’ encontram um adversário que ainda não venceu em casa esta temporada para a Liga, situação apenas comparável à do Nacional.

Nos três jogos que disputou no seu terreno, o Belenenses perdeu com FC Porto (3-2) e Sporting de Braga (3-0) e empatou com o Vitória de Setúbal (0-0).

A equipa de Silas, que na última época ‘travou’ o Benfica no Restelo (1-1), não atravessa um bom momento, está sem vencer desde 11 de agosto (com o Tondela), com três derrotas e quatro empates acumulados, entre campeonato e Taça da Liga.

Na Taça de Portugal, a equipa foi forçada a prolongamento (4-3), para eliminar o Amora, do campeonato de Portugal.

FC Porto e Sporting apenas jogam no domingo, com o campeão – que na quarta-feira venceu fora o Lokomotiv Moscovo por 3-1 – a receber o Feirense e os ‘leões’, que hoje defrontam o Arsenal, na Liga Europa, o Boavista.

A ‘Champions’ foi benéfica para a equipa de Sérgio Conceição, mas na Liga procura recuperar terreno para os comandantes, diante de um Feirense até foi competitivo nos anteriores duelos, mas sem que isso impeça o absoluto favoritismo do FC Porto.

Aboubakar é baixa prolongada no plantel, depois de uma rotura de ligamentos, mas Otávio poderá já ser opção, depois de o médio – que não esteve em Moscovo – ter iniciado treino condicionado nos últimos dias, bem como o avançado Soares.

O FC Porto é terceiro na Liga, enquanto o Feirense ocupa o nono lugar, mas não vence no campeonato há cinco jogos e precisou de ir a prolongamento para eliminar o Mirandela, do Campeonato de Portugal, na Taça de Portugal.

A formação treinada por Nuno Manta Santos obteve duas vitórias nas primeiras jornadas (com Rio Ave e Vitória de Guimarães), seguindo-se três empates e duas derrotas, uma das quais com o Sporting.

Os ‘leões’ chegam ao jogo de encerramento da oitava jornada, no domingo, em Alvalade, com o Boavista, numa semana em que viram o central francês Mathieu e o goleador holandês Bas Dost regressarem aos treinos.

No campeonato é ‘proibido’ perder pontos, num momento em que a equipa está a quatro de distância da frente e vem de uma derrota em casa do Portimonense (4-2), a segunda na competição, depois de ter também saído derrotada também em Braga (1-0).

Com o Boavista (11.º), o histórico está do lado do Sporting, que frente aos ‘axadrezados’ venceu consecutivamente desde dezembro de 2003, em dez jogos, nove da Liga e um da Taça da Liga.

A jornada tem início na sexta-feira com dois embates: a receção do Nacional (17.º) ao Portimonense (13.º) e o ‘dérbi’ minhoto entre Vitória de Guimarães (sétimo) e Sporting de Braga, líder do campeonato, a par do Benfica.

A equipa de Abel Ferreira tem sido dominante nas últimas visitas ao ‘grande rival’, com os bracarenses a saírem de Guimarães nas últimas três épocas sempre vitoriosos, a última das quais com uma goleada por 5-0 que fez ‘cair’ o treinador Pedro Martins.

A liderança partilhada com o Benfica acontece, no entanto, face ao empate que os bracarenses consentiram em casa com o Rio Ave, na anterior ronda.

No Nacional-Portimonense encontram-se dois emblemas à procura de vitórias importantes: os madeirenses do primeiro triunfo em casa no campeonato e os algarvios do primeiro triunfo fora de casa.

Programa da 8.ª jornada:

– Sexta-feira, 26 out:

Nacional – Portimonense, 19:00 (SportTV).

Vitória de Guimarães – Sporting de Braga, 21:15 (SportTV).

– Sábado, 27 out:

Desportivo das Aves – Santa Clara, 15:30 (SportTV).

Rio Ave – Desportivo das Chaves, 18:00 (SportTV).

Belenenses – Benfica, 20:30 (SportTV).

– Domingo, 28 out:

Moreirense – Marítimo, 15:00 (SportTV).

Tondela – Vitória de Setúbal, 15:00 (SportTV).

FC Porto – Feirense, 17:30 (SportTV).

Sporting – Boavista, 20:00 (SportTV).

Em destaque

Subir