Desporto

Benfica castigado com jogo à porta fechada (pena suspensa) e multa

O Benfica foi castigado pela Comité de Ética e Disciplina da UEFA com dois jogos à porta fechada, no caso dos incidentes com tochas em Madrid, em partida da Liga dos Campeões diante do Atlético. A pena fica suspensa durante os próximos dois anos. Da multa os encarnados não se livram: 20 mil euros.

Não se pode dizer que a UEFA tenha tido mão pesada com o Benfica. Os encarnados pagam uma multa de 20 mil euros e só cumprirão um jogo à porta fechada se ise verificarem incidentes de igual gravidade aos de Madrid, na partida da Liga dos Campeões, diante do Atlético.

Já é conhecida a sentença no caso das tochas arremessadas por adeptos benfiquistas. O Comité de Ética e Disciplina da UEFA determinou uma multa de 20 mil euros e um jogo à porta fechada, com esta interdição do Estádio da Luz a verificar-se apenas se se registarem incidentes semelhantes.

“Face aos incidentes registados em Madrid, que o Benfica desde a primeira hora lamentou e condenou, o Comité de Ética e Disciplina da UEFA decidiu penalizar o Benfica com um jogo à porta fechada. Esta pena, no entanto, só será aplicada se nos próximos 2 anos se voltar a registar incidente de igual gravidade. A esta sanção acresce uma multa de 20 mil euros”, pode ler-se no site da UEFA.

Os incidentes ocorreram no estádio Vicente Calderón, a 30 de setembro, aquando do golo marcado por Gaitán, que repôs a igualdade. Alguns adeptos benfiquistas atiraram tochas que feriram uma criança. O Benfica viria a vencer esse encontro por 2-1.

No final do jogo, Luís Filipe Vieira condenou os atos. O Benfica também enviou um pedido de desculpas ao Atlético Madrid.

E essa atitude foi decisiva para atenuar uma pena que poderia ter sido bem mais pesada.

Em destaque

Subir