Desporto

Benfica ataca RTP e Pichardo provoca campeão europeu Nelson Évora

Pedro Pablo Pichardo, saltador que obteve a nacionalidade portuguesa mas que falhou o Europeu por ser cubano, está na origem de um feroz ataque do Benfica à RTP, com base no “comportamento xenófobo e racista” de um comentador.

O atleta do Benfica, que detém “a melhor marca do mundo em 2018 no triplo salto”, foi impedido pela federação internacional de atletismo (IAAF) de representar Portugal numa prova que acabou por ser ganha por um português, Nelson Évora.

Só que, no entender do clube, a forma como Luís Lopes, o comentador da RTP, abordou a situação ao longo do Campeonato da Europa de atletismo foi “inaceitável”.

“Os comentários de Luís Lopes sobre as incidências do Europeu de atletismo, na RTP, colocando em causa a naturalização do atleta Pedro Pablo Pichardo, assim como a sua postura discriminatória em relação aos atletas do Benfica durante a competição de Berlim, são inqualificáveis e intoleráveis num canal público de televisão”, frisaram os encarnados, em comunicado.

O Benfica considerou ainda que o facto é mais grave porque o comentário “é encarado como ‘especialista'” pelo público.

Perante esta “atitude absolutamente deplorável que revela total falta de isenção e até de cultura desportiva”, o clube vai apresentar uma queixa formal à RTP.

Da parte do próprio Pedro Pichardo, saiu uma ‘provocação’ a Nelson Évora, desde ontem campeão europeu de triplo salto.

“Sem a minha presença é fácil. Campeão!”, ironizou o saltador cubano, numa ‘story’ do Instagram.

Recorde-se que, após a conquista do título, Nelson Évora se manifestou contra a aposta de alguns clubes em “comprar ou naturalizar atletas“.

Veja a imagem publicada na ‘story’ por Pichardo.

Em destaque

Subir