Cultura

Beethoven lembrado com doodle divertido e música de excelência

Beethoven_900O compositor Beethoven é homenageado nesta quinta-feira, com um google doodle que se assinala o 245.º aniversário do nascimento do génio. No motor de busca, a música de Beethoven é construída por si.

Beethoven, compositor alemão que se tornou num mais influentes de todos os tempos, é hoje lembrado com um google doodle original.

No 245.º aniversário (a data exata do nascimento do compositor não é consensual) a Google convida o visitante do motor de busca a organizar as partituras dos temas mais conhecidos do génio.

Este doodle oferece ao visitante um pequeno jogo, que consiste em reconstruir algumas das sinfonias mais conhecidas de Beethoven: a Quinta Sinfonia, a Nona Sinfonia, Fur Elise e Sonata (Ao Luar).

 

Ludwig Van Beethoven nasceu em Bonn, em 1770, filho de uma família de origem flamenca e com ligações à música (o avô) e ao mundo das artes (os pais).

Nunca aprofundou os estudos, mas teve desde muito cedo um talento inato para a música, ao qual se juntaram lições do melhor mestre de cravo da cidade de Bonn. Aos 11 anos, já compunha, altura em que inicia a carreira.

Foi um compositor do período de transição entre o Classicismo e o Romantismo e é considerado um dos maiores do mundo, pelo desenvolvimento, quer da linguagem, como do conteúdo musical.

Ainda na atualidade – e sê-lo-á eternamente – Beethoven é tido como um dos compositores mais respeitados e influentes de todos os tempos.

E um dos mais apaixonantes, também. Sofreu de surdez progressiva, o que travou a quantidade das suas criações. Morreu a 26 de março de 1827, em Viena, e é lembrado hoje pela Google, com os seus tradicionais doodles.

“Existia uma nova fé e Beethoven era o seu profeta. Não foi por acaso que, na mesma época, as novas casas de espetáculo recebiam fachadas parecidas com as dos templos, exaltando assim o status moral e cultural da sinfonia e da música de câmara.”, realçou o historiador Paul Johnson.

Hoje é dia de recordar Beethoven. Veja o vídeo do google doodle, que está online neste dia 17 de dezembro na página principal do motor de busca.

Em destaque

Subir