TV

Bebés gatinham debaixo de colchões para se protegerem de bombardeamento

Um vídeo amador mostra o momento em que dois bebés gatinham junto a colchões numa terra de ninguém junto à cidade de Aleppo enquanto esta é bombardeada. Estes dois bebés vivem agora debaixo dos colchões em terrenos que, antes da guerra chegar a Aleppo, serviam para fins agrícolas.

Enquanto a Europa continua a debater se e como vai acolher os refugiados, milhares de famílias tentam fugir à guerra civil na Síria, agravada agora pelos bombardeamentos da coligação internacional (liderada pelos EUA) e da Rússia sobre as posições do Estado Islâmico (ISIS).

Um vídeo amador, partilhado inicialmente pela CNN, mostra um exemplo dramático dessa procura por um refúgio. Numa terra de ninguém junto a Aleppo, dois bebés brincam e gatinham numa ‘casa’ de colchões, enquanto as bombas vão caindo na maior cidade da Síria.

As imagens mostram que os bebés não estão sozinhos. Naquela terra de ninguém, que ainda há poucos anos era terreno agrícola, há várias famílias que tentam improvisar um refúgio.

Obrigadas a fugir da guerra, estas famílias não sabem agora como se proteger do inverno que se aproxima. “Nos dias frios, o frio mata-nos. No verão, o sol vai queimar-nos”, contou uma mulher, mostrando o pijama da filha como a única roupa que a menina possui.

Segundo as organizações humanitárias, a cidade que tinha dois milhões de habitantes está agora quase vazia, com a população a fugir para os descampados nos arredores.

https://www.youtube.com/watch?v=o1NyKO51_Po

Em destaque

Subir