Mundo

Beber vinho todos os dias pode retardar o envelhecimento, diz estudo

Segundo um estudo da Universidade de Iowa, nos EUA, beber vinho de forma moderada promove o envelhecimento saudável. A pesquisa divulgada pelo Independent revela ainda que o vinho pode retardar o envelhecimento.

Envelhecer melhor e ‘mais tarde’, graças a um copo de vinho por dia, sugere pesquisa norte-americana.

Um consumo moderado de vinho pode trazer benefícios para a saúde e ajudar a um envelhecimento mais saudável, sugere uma pesquisa realizada por investigadores de Iowa.

O estudo, liderado pelo investigador Robert A. Philibet, da Universidade de Iowa, analisou o impacto do tabagismo e da alcoolemia no ADN humano.

E concluiu que beber um copo de vinho por dia pode ser mais benéfico no processo de envelhecimento do que o facto de ser abstémio.

As pessoas que consomem, por dia, entre um ou dois copos de bebidas alcoólicas envelhecem melhor que aquelas que bebem com menor frequência, ou que pura e simplesmente dispensam o álcool.

“O consumo moderado de álcool foi associado a um processo de envelhecimento mais saudável”, pode ler-se no relatório que este estudo produziu.

No entanto, os excessos são contraproducentes. Beber em demasia provoca o efeito contrário.

Outra conclusão menos surpreendente prende-se com o tabagismo. Os investigadores associam o hábito de fumar a um envelhecimento mais rápido e com menor qualidade de vida. O tabaco acelera o envelhecimento, tornando-o “precoce”.

Em destaque

Subir