Mundo

Beber tequila ajuda a fortalecer os ossos, conclui estudo mexicano

Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa e Estudos Avançados no México conclui que a tequila fortalece os ossos. A tradicional bebida mexicana resulta da destilação do fruto do agave, cujas substâncias aumentam a absorção de cálcio e magnésio, o que permite combater doenças como osteoporose.

É uma bebida tradicional do México e é do México que surge este estudo. Mas nem por isso a pesquisa perde credibilidade.

Publicada no Science Daily, a pesquisa descobriu que os frutanos presentes na agave azul – a planta da qual a tequila é feita – têm substâncias que melhoram a absorção de cálcio e magnésio, minerais essenciais para manter a saúde óssea.

“O consumo de frutanos contidos no agave promove a regeneração do osso, mesmo em caso de osteoporose”, destaca Mercedes López, responsável máximo pela investigação.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas realizaram diversas experiências com animais. O procedimento consistiu na remoção dos ovários de ratos fêmeas para induzir a osteoporose.

O passo seguinte foi administrar frutanos de agave. Oito semanas mais tarde, foi retirada uma amostra de fémur para medir a absorção de minerais e da proteína reveladora da produção de osso novo.

“Verificou-se que os ratos que consumiram frutanos tinham mais cerca de 50 por cento dessa proteína, além de que o diâmetro dos ossos foi maior, em comparação com aqueles que não receberam os derivados do agave”, explica.

Os resultados deste estudo abrem novos horizontes no que diz respeito ao desenvolvimento de uma alternativa no tratamento da osteoporose, doença que, de acordo com as últimas estatísticas da International Osteoporosis Foundation.

A osteoporose afeta 200 milhões de pessoas em todo o mundo e é responsável por uma de cada cinco fraturas, na população com mais de 50 anos de idade.

Mercedes López e a sua equipa vão agora aprofundar este estudo e realizar novos ensaios clínicos para provar que os frutanos podem ser usados ​​como um adjuvante ao tratamento.

Em destaque

Subir