Ciência

Beber café poderá ajudar a combater cegueira

Os estudos sobre os benefícios e as desvantagens do consumo de café são vários mas o que de seguida lhe vamos falar foi realizado por uma equipa de investigadores portugueses em colaboração com alemães. Ainda que a investigação tenha sido feita apenas em ratos e não em humanos, os dados permitem antecipar que beber entre dois e três cafés por dia poderá ajudar a visão.

Se é certo que já existem estudos a destacar os benefícios que o consumo moderado de café poderá ter em doenças como Parkinson ou Alzheimer, agora é uma investigação portuguesa, de cientistas da Universidade de Coimbra, que perceberam que os ratos que consumiram entre dois e três cafés diários conseguiam ultrapassar mais rapidamente problemas na retina.

Esta investigação começou em 2013 e tem sido feita em parceria com cientistas de Bona, na Alemanha.

“Num primeiro momento a cafeína estimulou o ambiente pré-inflamatório”, revela Ana Raquel Santiago, investigadora no laboratório Retinal Dysfunction and Neuroinflammation da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

A coordenadora deste estudo referenciou mais dados sobre esta investigação.

“Podemos especular se uma pessoa que tenha um episódio isquémico na retina, e beba café moderadamente, resolva mais rapidamente esses problemas e os inerentes danos, porque, nesses casos, a cafeína funciona como um coadjuvante”, explicou, em declarações citadas pela revista Visão.

A investigação irá continuar para se tentarem encontrar métodos eficazes para combater a cegueira.

Em destaque

Subir