Nas Notícias

Bebé sobrevive sem tratamento a doença do coração grave

familiaBebé nasce com Síndrome de Hipoplasia do Coração, no lado direito, atrofia que só foi detetada aos quatro meses de vida. Scarlett Dougan, apesar da dificuldade do órgão em bombear sangue para os pulmões, conseguiu sobreviver, até ser submetida a duas intervenções de urgência.

Uma menina escocesa nasceu com uma malformação grave: Síndrome de Hipoplasia do Coração, problema que impedia que o lado direito do coração funcionasse normalmente.

Ao longo de quatro meses de vida, o problema de Scarlett Dougan não foi detetado pelos médicos, sendo que o coração da menina não era capaz de bombear sangue suficiente para os pulmões.

De acordo com o relato do Daily Mail, a síndrome manteve-se escondida – normalmente, durante a gestação esta malformação é detetada. O sinal de alerta surgiu apenas já depois do nascimento, quase todas as noites, quando a pequena Scarlett chorava, com dificuldades em dormir.

Os pais tomaram a iniciativa de visitar um pediatra, quando a menina tinha quatro meses de vida, e foram confrontados com o diagnóstico. Apenas metade do coração estava a bombear sangue, o que não é suficiente para o correto funcionamento dos pulmões.

Durante aquele curto período de vida, Scarlett Dougan correu risco de vida e manifestava o seu mal-estar com choros persistentes e sofrimento que os pais não compreendiam.

“Scarlett era muito infeliz e estava sempre a chorar. É um milagre que ela está viva. Os médicos não entenderam como uma criança pôde sobreviver quatro meses sem tratamento”, relata a mãe da bebé, àquele jornal.

A criança foi entretanto submetida a duas cirurgias, que permitiram melhorar o fluxo de oxigénio. Entretanto, já recebeu alta hospitalar, com um prognóstico animador. Os médicos acreditam que terá uma infância normal, ainda que seja muito provável que necessite de um transplante de coração quando atingir a adolescência.

Normalmente, os bebés diagnosticados com Síndrome de Hipoplasia do Coração morrem dias depois de nascer. O facto de Scarlett Dougan ter sobrevivido quatro meses sem tratamento é invulgar e surpreende os médicos.

Também a Síndrome de Hipoplasia do Coração Esquerdo, ou Hipoplasia de Ventrículo Esquerdo, é uma doença rara e ocorre em cerca de um em cada 5000 bebés nascidos vivos. Em 95 por cento dos casos o bebé morre no primeiro mês de vida.

Em destaque

Subir