Mundo

Bebé que nasceu com doença rara vai iniciar tratamentos

Sete cirurgias permitirão à pequena Ruby Ashby corrigir os efeitos da doença rara de que padece: o nevo melanocítico congénito. A menina australiana apresenta uma mancha com pêlos no rosto. Faz a primeira operação no dia 12 de janeiro.

A bebé de sete meses nasceu com uma doença rara que afeta apenas uma em cada 500 mil crianças.

Ruby Ashby vai iniciar agora em janeiro os tratamentos para corrigir o problema de saúde que enfrenta: nevo melanocítico congénito.

Trata-se de um tumor benigno, formado por células melanocíticas (conhecidas vulgarmente como sinais), mas com grandes dimensões e acompanhado por pêlos.

O médicos farão sete cirurgias à bebé, para eliminar a marca de nascença. Em janeiro, inicia-se o longo tratamento, que vai prolongar-se durante os próximos anos, com excertos e reconstruções de pele.

“Ela nasceu com este problema, mas não tem de viver com ele toda a vida. Pretendemos que conclua estes tratamentos antes de começar a escola”, realça a mãe, Natalie Ashby.

A atrasar o processo está a necessidade de cicatrização entre as cirurgias, o que levará a que a bebé enfrente uma longa luta nos próximos anos.

Além da aparência, é uma questão de saúde que está em causa, uma vez que os nevos melanocíticos podem evoluir para malignidade, resultando num melanoma maligno.

Em destaque

Subir