Nas Notícias

Bebé que caiu de um 9.º andar “estável” e sem traumatismo torácico

inem_heliBebé que ontem caiu do nono andar de um prédio no Peso da Régua evolui favoravelmente e, segundo o Hospital de São João, no Porto, não apresenta traumatismo torácico. O bebé, que tem 22 meses de vida, apresenta fraturas nas pernas, um pequeno traumatismo na cabeça e encontra-se sedado.

O acidente ocorreu ontem, na freguesia de Godim, situada no Peso da Régua. Um bebé de 22 meses caiu de um nono andar de um prédio, o que representa cerca de 25 metros de altura, mas sobreviveu à queda e encontra-se a lutar pela vida no Hospital de São João, no Porto.

Segundo o jornal Público, o bebé apresenta um bom prognóstico e encontra-se “estável”. Foi submetido a intervenções cirúrgicas para debelar as diversas fraturas nas pernas que sofreu. Tinha também um traumatismo craniano, com hemorragia, mas não apresenta traumatismo torácico, como os médicos chegaram a temer.

Milagre, ou talvez não

Os bombeiros de Peso da Régua foram chamados ao local e depararam-se com o choro intenso da pequena vítima, que “estava consciente”. Foi transportado para o Hospital Distrital de Vila Real e transferido para o Hospital de São João, no Porto, de helicóptero.

A sobrevivência do bebé após esta traumática queda surpreendeu os bombeiros, que temiam o pior. Em declarações à Lusa, António Fonseca, comandante da corporação do Peso da Régua, apresenta alguns fatores que atenuaram o choque.

Em primeiro lugar, o facto de um bebé ter um peso reduzido permitiu que fosse desviado pelo vento para uma zona arenosa, no pátio do prédio, que permitiu atenuar o embate com o solo. O bebé caiu de uma varanda, mas embateu no chão cerca de um metro ao lado.

O monte de areia tinha cerca de centímetros e permitiu “amortecer” o choque. Mesmo ao lado, fica uma zona de cimento. Se o bebé tivesse caído ali, não teria sobrevivido. Foi observado pelos médicos, que detetaram dois traumatismos – um crânio-encefálico e um no abdómen – além das fraturas nas pernas.

A razão da queda deve-se a uma distração dos pais, que deixaram o filho sozinho por alguns momentos. Conseguiu “aproximar-se da varanda da marquise”, enquanto brincava com o cão, e caiu daquele nono andar, a 25 metros do chão.

A recuperação poderá ser lenta, mas, dadas as lesões apresentadas, há boas perspetivas. O bebé poderá ter apenas de recorrer a tratamento ortopédico.

Em destaque

Subir